FORMAÇÃO QUE TRANSFORMA VIDAS

Publicado em: 9 de agosto de 2019

Julho foi um mês de conquistas para as políticas sociais em Pirapora, principalmente em relação à emancipação das pessoas que são atendidas nos equipamentos. Umas dessas atividades realizadas foram os cursos de formação profissionalizante, que são de curta duração e tem a finalidade de habilitar os beneficiários do Programa Bolsa Família atendidos e acompanhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para uma atividade que possa gerar renda familiar.

Na cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Preparação de Tortas e Sobremesas, era visível a satisfação das usuárias pelas possibilidades que passaram a enxerga após o curso.

“Buscamos a emancipação de cada pessoa em situação de vulnerabilidade: isso é fazer políticas sociais. Parabenizo a cada mulher aqui que frequentou o curso com assiduidade e dedicação. Vocês são prova de superação por meio do aprendizado”, afirmou a Gerente da Vigilância Socioassistencial da SEFAM, Vilene Andrade.

A coordenadora do CRAS São Geraldo, Teresinha Medeiros Vaz, também felicitou as alunas do curso e a professora Maria Lucia Brant Mariz, que foi impecável na formação das usuárias. Wanubia Silva, pedagoga social do CRAS Aparecida, acompanhou o curso do inicio ao fim. Ela agradeceu imensamente a chefe Lucia, pela mentoria proporcionada às alunas: “Lucia foi uma mestre, fico feliz e agradecida por ter acompanhado esse momento de crescimento das usuárias”.

As alunas Edna Aparecida Rocha Batista da Fonseca (CRAS cidade Jardim) e Luzimar Ferreira Dias (CRAS São Geraldo) deram seus depoimentos emocionados. Elas contaram a diferença que faz em suas vidas a oportunidade de fazer um curso como este, no qual elas aprenderem as técnicas de manipulação e produção de alimentos e foram além, criaram entre si uma nova rede de apoio.

Também estiveram presentes na entrega dos certificados Kenia Maria Barros, coordenadora do CREMP; Isadora Caires, coordenadora do CRAS Cidade Jardim; Kelly Silva, coordenadora do CRAS Aparecida; e Tallita Bastos, coordenadora do Centro POP.

A professora Lucia agradeceu pelo convite e a dedicação das alunas: “É a primeira vez que faço um curso onde não faltou nenhuma das alunas, todas ficaram do inicio ao fim. Além disso, é gratificante ver a evolução de cada uma durante o curso.”

"Agradeço imensamente à minha amiga e exímia confeiteira, Maria Lucia Brant, por ter participado da licitação e aceitado o desafio de trabalhar com este curso para nossas usuárias dos CRAS. Formamos aqui profissionais novas e preparadas para atuarem como quiserem no mercado. Isso é transformação de vida para nossa população. Agradeço a confiança da prefeita Marcella e o apoio às iniciativas que tivemos enquanto eu estive na gestão da SEFAM. Estou muito feliz e realizada com a entrega desses certificados, pois sinto que a conquista de cada uma é minha também.”, frisou a secretária Heloisa Alves de Almeida Gribel.