Cuidar é preciso

Publicado em: 30 de julho de 2019

A equipe do Programa Melhor em Casa realizou no dia 26/07 a abertura da primeira da Oficina de Cuidadores, levando em consideração a necessidade dos em fortalecer e ampliar a importância do “Cuidar”. O ato aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) de Pirapora e serviu para mostrar que o ciclo do cuidado faz parte de toda nossa existência. “Somos, primeiramente, cuidadores de nós mesmos e, depois, nos dedicamos a cuidar do outro. Diante deste ponto de atenção, nesses casos, é muito importante cuidar de quem cuida. Afinal, a tarefa exige esforço físico e emocional, além de conhecimento e seus desdobramentos”, explicou Simone Pereira Cruz, coordenadora do Programa.

A secretária municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza Costa, elogiou a oficina, parabenizou os participantes e reafirmou o compromisso da prefeita Marcella Fonseca com a saúde pública na cidade e região.

“Com isso, diariamente se identificam cuidadores precisando de assistências médica e psicológica, pela relação afetiva que possuem, dedicam-se à exaustão, abrindo mão da própria vida. Culminando, assim, uma relação pouco saudável e no comprometimento do próprio bem estar, característica tão fundamental para o ato de cuidar do outro, afinal, não se pode doar o que não se tem. Cuidar não é fazer pelo outros, mas sim, fazer junto com o outro”, concluiu Cruz.

O objetivo do Programa Melhor em Casa é acompanhar pacientes restritos ao leito e com extrema dificuldade de deambular, evitando a recorrência de internações. Em Pirapora, a Equipe multiprofissional é composta por: 2 médicos; 2 enfermeiras; 1 fonoaudióloga; 1 fisioterapeuta; 1 psicologo; 1 nutricionista; 4 técnicos de enfermagem.