Prefeita Marcella Fonseca busca reintegração da Ponte Marechal Hermes

Publicado em: 12 de julho de 2019

Em busca de desenvolvimento e melhorias para o turismo de Pirapora, a Prefeita Marcella Fonseca esteve em uma reunião no dia, (09/07), no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Participaram da reunião o secretário de Governo, Sinvaldo Alves, os representantes do município de Pirapora Renato Diniz e Felipe Daruich, também estava presente o coordenador Geral de Patrimônio Ferroviário, Ariston Ayres Rodrigues, o gerente da VLI, José Osvaldo Cruz e os representantes do DNIT e prefeitura de Buritizeiro.

A reunião foi organizada para as prefeituras de Pirapora e Buritizeiro, solicitarem o apoio de concessão da Ponte Marechal Hermes para os municípios.  Conhecida como ponte velha, ela é a ligação mais próxima entre as cidades, além de ser um patrimônio histórico municipal e turístico. Muitos projetos são criados para a revitalização total da ponte, porém desde 1995, a mesma foi concedida ao grupo empresarial FCA – VLI, mas sem investimentos para restauração e revitalização, apenas com manutenção básica na troca das tábuas de madeira da passarela. Essa concessão impossibilita o investimento público (através de emendas ou recursos do ministério do turismo).  A prefeita Marcella ressaltou o interesse do município em reformar a “Ponte Velha”.

“Pirapora tem um potencial turístico e a ponte Marechal Hermes é um cartão postal do nosso município, as fotos da nossa ponte são conhecidas nacionalmente e muitas delas já foram premiadas. Vivemos em um período de escassez de recursos, onde a nossa prioridade é manter o funcionamento dos serviços básicos e lutar por infraestrutura, mas em nenhum momento deixamos de lado o turismo, o vapor Benjamin Guimarães e consequentemente a ponte. Essa reunião foi o primeiro passo e nos comprometemos em continuar a busca por essa reforma” finaliza Marcella.

A reunião foi encerrada com o comprometimento de todas as partes em continuar com o processo de reintegração da ponte para os municípios de Pirapora e Buritizeiro.