Marinha Celebra Batalha do Riachuelo

Publicado em: 11 de junho de 2019

Na manhã de hoje, (11/06), o vice prefeito, Orlando Pereira de Lima, representando a prefeita Marcella Fonseca, participou da cerimônia em homenagem a Batalha do Riachuelo. Esse ano ela comemora o 154° de sua ocorrência e contou com a participação do vereador Beto Fulgêncio, marinheiros, autoridades militares, população e familiares. Na solenidade alguns militares da marinha receberam medalhas e insígnias, marcando promoção na carreira.

A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).Esta batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai estava em busca de uma conexão com o mar, uma via para transportar pessoas e mercadoria. A estratégia da frota militar do país inimigo, era atacar os navios brasileiros na madrugada, durante o nevoeiro intenso, porém com uma manobra as forças navais brasileiras, liderada pelo Almirante Barroso derrotaram o Paraguai, impedindo o controle dos rios Paraná e Paraguai, a conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai e a importação de armas da Europa.

O Capitão de Corveta, José Carlos Euzébio, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desse momento para a capitania. "Agradeço a minha guarnição e as crianças do projeto que mesmo no sol, demostram respeito pela a instituição, aos familiares e comunidade que dedicaram a esse evento a importância merecida pela batalha do Riachuelo"

A Prefeita Marcella Fonseca não compareceu ao evento, pois já tinha uma agenda fora de Pirapora, mas reiterou a estima e respeito pela instituição. "Temos essa parceria com a marinha e grande carinho pela instituição, por sua história e engajamento nas causas de Pirapora, a batalha do Riachuelo é um marco histórico para o brasileiro e ela ser relembrada na nossa cidade é uma honra. Todo piraporense deve se orgulhar e agradecer a marinha e marinheiros pelos trabalhos realizados em nosso município", finalizou a prefeita Marcella.