Momentos marcantes no encerramento da Festa Literária de Pirapora

Publicado em: 23 de maio de 2019
Publicado por: Migração do Site

A Festa Literária de Pirapora teve programação especial durante os dias 16,17 e 18 de maio, com encerramento mais cedo no sábado.

Segundo informou a autora do evento, Maria Sóter Vargas, um público estimado de 5 mil pessoasvisitou a feira literária durante os 3 dias de festa. “Agradecemos a todos que participaram, tanto de Pirapora como de outros municípios”, destacou.

A escritora mineira Maria das Graças Toledo, que veio da zona da mata para expor seus livros na Flip, relatouestar bastante emocionada, sobretudopela oportunidade de estar presente e reencontrar a comunidade literária.

“É maravilhoso esse contato com uma nova comunidade, conhecer novas pessoas, fazer essa troca de experiências e contribuir para levar cultura ao país. Nesta festa venho divulgar o livro “Rosa Flor”; uma metáfora da vida real dessa trajetória da passagem do adolescente para a vida adulta. A Flipi é realmente uma ideia brilhante e espero participar nos próximos anos”, ressaltou a autora.

De acordo com o autor Dr. Ivan Passos Bandeira da Motta, o prazer de participar deste evento é muito grande. “É um prazer estarmos aqui participando deste evento, divulgar e incentivar a leitura no nosso meio fazendo com que tantos jovens e pessoas passem a valorizar e utilizar ainda mais os livros. A realização desta festa literária que é a primeira, e naturalmente vai ser sucedida por muitas outras está cumprindo esse papel tão importante dentro da comunidade, e é motivo de muita felicidade”, afirmou o escritor.

Dentre a programação de sexta-feira a tarde houve visitas aos stands, feira de livros, exposição, contação de histórias, apresentação do Clube Literário Tamboril com a sessão interativa: “Viva a Leitura”.

No sábado a festa começou bem cedo coma abertura da feira e exposição de livros. Logo em seguida, houve contação de histórias com Charmene e Lucinha e apresentação dos alunos.

A Festa Literária realizou uma celebração e tributo a professores(as) de Língua Portuguesa e Literatura que atuam na cidade, após as homenagens aconteceu a apresentação da “Poesia do Cotidiano” pela atriz Elaine. A partir das 9h teve início a mesa redonda com escritores de Pirapora, com o tema: “Sonhar em palavras: um olhar barranqueiro”, lançamento de livros e autógrafos, e o encerramento com a Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora.

Aberta ao público no Centro de Convenções, o projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania e contou com apoio da Secretaria de Educação de Pirapora, patrocínio da Minasligas e outros parceiros.