FLIPI incentiva a leitura e amplia o universo cultural dos estudantes de Pirapora

Publicado em: 23 de maio de 2019
Publicado por: Migração do Site

Palestras, apresentações musicais, contação de histórias, atrações especiais, homenagens e uma variedade de livros transformaram o Centro de Convenções de Pirapora no universo mágico da leitura durante os dias 16, 17 e 18 de maio na primeira festa literária.

Para a professora do 5º ano da Escola Municipal Maria Josefina Santos, Aline Gomesde Lacerda,o evento literário é bastante enriquecedor: “eu achei tudo maravilhoso. Osalunos amaram as apresentações porque eles puderam conhecer o autor do livro que eles têmconvivência no dia da dia da escola”, ressaltou.

A personagem irreverente da atriz Cida Mendes, “Concessa” falou ao público do ensino médio das escolas públicas e particulares enquanto preparava seu café em um fogão antigo. Temas importantes como educação, feminicídio, sexo e gravidez na adolescência, uso do preservativo, formação profissional dentre outros assuntos foram discutidos com os jovens de forma descontraída e criativa na tarde desta quinta-feira.

A aluna do 3º ano da escola estadual Coronel Ramos, Fernanda Isabelle (17) vibrou com festa literária, “a festa é importante porque incentiva à leitura. Como na escola não tem muitos livros quando se tem uma oportunidade como a Flipi fico muito feliz. Acredito que todos também estão, pois a pessoa aprende a gostar de livros quando encontra o seu livro. Aqui tem ótimos livros; de gêneros literários, de romances. Eu, por exemplo, gosto das “aventuras de Harry Potter” e “Para todos os garotos que já amei”. Eugosto de romance, mas tem muitos outros títulos como “Diário de um Banana” e “P.S Eu te amo”.

Destaque das apresentações desta sexta-feira, o israelense radicado no Brasil, Ilan Brenman que promoveu dois encontros com alunos e professores da cidade foi bastante elogiado. Ele é considerado um dos principais escritores de literatura infantil do país, publicou mais de 70 livros e ganhou diversos prêmios.

Nesta sexta-feira está acontecendo também oficinas para professores da rede pública ministradas pela produtora cultural e coordenadora do evento da Flipi, Maria Sóter Vargas e pela artista plástica e educadora Maria Tomaz e apresentações do Clube Literário Tamboril.

No sábado, haverá homenagens a professores de língua portuguesa, literatura e redação que atuam no município, além de um encontro de escritores de Pirapora.