Aberta a Semana da Enfermagem

Publicado em: 14 de maio de 2019

O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, em Pirapora, lotou ontem à noite, 13-05 durante Audiência Pública que marcou a abertura oficial da Semana da Enfermagem e debateu direitos e deveres do profissional de Enfermagem. Durante abertura, representando a secretária municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza Costa, a enfermeira Juliana Veloso parabenizou a classe e confirmou que as mudanças positivas só acontecerão se todas estiverem unidas e com discurso unificado. Ela elogiou a atuação do enfermeiro e disse que a profissão, ainda com os desafios e gargalos, é fascinante.

O tema da Audiência Pública foram os protocolos assistenciais da Enfermagem, desafios e benefícios para a saúde da população e questões trabalhistas da classe. Participaram Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Alunos do curso técnico e bacharel em Enfermagem da Cooperativa Educacional São João Batista (COOPEDUC) e UNOPAR Polo Pirapora prestigiaram e participaram do ato público. Participaram, também, representantes do Sindicato da Classe, do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

De acordo com a Prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca, “as enfermeiras e os enfermeiros são guerreiros, pois a profissão é coberta por desafios. A Enfermagem é uma arte, e para realizá-la como tal, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor. Desejo sorte a todos na atuação. A vida de muitas pessoas está nas mãos de vocês”.

Durante toda a semana, a programação é extensa: oficinas para elaboração de proposta de protocolo, abordagens, capacitação sobre avaliação, prescrição de curativos, coberturas etc.