Pirapora unida contra a Dengue

Publicado em: 13 de maio de 2019

Não importa o dia nem a hora. A luta contra o mosquito da dengue é de todos e deve acontecer diariamente. Com esse pensamento, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando muito para combater a doença. Nas últimas semanas, agentes comunitários de saúde e de endemias estão indo, de casa em casa, promover a conscientização sobre a limpeza de quintais com o propósito de os moradores não deixarem água acumulada (criando focos para o mosquito).

Estudos comprovam que a maioria dos focos está nos quintais. Isso significa que, sozinho, o poder público municipal não consegue vencer a doença. “Por isso, estamos trabalhando muito e declaramos guerra contra o mosquito. Porém, a prefeitura e a secretaria de saúde estão fazendo a parte delas. Mas precisamos do amplo apoio da população. Se todos fizerem sua parte, a vitória é nossa”, afirmou Maria Candida Fiúza Costa, secretária municipal de Saúde.

No bairro Bom Jesus, em Pirapora, agentes percorreram todas as casas. As ações também acontecem nas Instituições de Ensino, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). As equipes já trabalharam na FUNAM e nas Escolas Estaduais Coronel Ramos e Fernão Dias (fotos). A Prefeita Marcella Fonseca lembra que a mobilização com as crianças é muito importante porque “elas são agentes multiplicadores das boas e criativas ideias, levando a mensagem aos pais e responsáveis. Para vencer essa luta, somente com o apoio e trabalho de todos”.

A Prefeitura de Pirapora lembra a todos que essa semana se inicia, também, o Mutirão de Limpeza. Grande ação que passará nos “quatro cantos” da cidade.