Pirapora recebe jogo do Campeonato Mineiro de futebol amador

Publicado em: 30 de abril de 2019

No último domingo (28/04) foi iniciada a disputa do 1º Campeonato Mineiro de Futebol Amador, em algumas cidades de Minas Gerais, promovido pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Com apoio da Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc) a cidade é representada pelo Esporte Clube Nacional, atual vice-campeão amador.

Em sua estreia, o Nacional viajou até a cidade de Turmalina, para enfrentar a equipe da casa, o Saudade Esporte Clube. Em um jogo tenso e equilibrado, o anfitrião levou a melhor, ao impor o placar de 2 a 1, sobre o time piraporense.

De acordo com o regulamento e o formato desta primeira fase, que é de mata-mata, o Nacional agora precisa de uma vitória por dois gols de diferença em casa, para garantir a classificação para a fase de grupos do torneio. O jogo da volta será no próximo domingo, 05 de maio, no Estádio Municipal Otaviano Alkimim, a partir das 11h da manhã.

Próximas etapas

Com o encerramento do mata-mata, entre as 48 equipes que iniciaram a competição, a segunda fase do Campeonato Mineiro Amador será composta por 24 times, divididos em seis grupos. As quatro equipes de cada grupo, se enfrentarão em turno único, classificando para as oitavas de final, os dois melhores times e os quatro melhores terceiros colocados. Os confrontos seguem para as quartas de final e semifinais. O campeão será conhecido no dia 06/07 – data prevista para a final.

De acordo com a FMF, a realização do torneio é uma iniciativa inédita na história do futebol mineiro e reforça a importância do futebol amador no estado. Com apoio prestado aos campeões de Ligas Amadoras de 41 cidades, a modalidade está sendo fomentada e valorizada, incentivando a organização dessas ligas.

Ausência

O campeão amador de Pirapora, em 2018, Barreiro Esporte Clube, se recusou a participar da competição da FMF, alegando que não ter condições logísticas para disputar o certame. Sendo assim, o Nacional, vice-campeão, prontamente aceitou o desafio de representar Pirapora no campeonato estadual.