Saúde na Escola amplia projetos

Publicado em: 29 de abril de 2019

Reunião intersetorial entre secretarias municipais de Saúde e Educação definiu a ampliação de projetos inerentes ao Programa Saúde na Escola (PSE), em Pirapora. O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29/04, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT-UaiTec) e contou com participação de professoras, diretoras, secretários municipais, nutricionista e equipes técnicas da SEMED.

Segundo informaram os secretários de Saúde e Educação, o   Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde. A orientação da prefeita Marcella Fonseca é consolidar essa atitude dentro das escolas com ações de combate à dengue, alimentação balanceada e nutritiva, atividades físicas e de lazer, campanhas de vacinação, saúde bucal e exames de vistas".

No total, 28 instituições de ensino serão beneficiadas em Pirapora. As ações começam imediatamente. "Vale lembrar que muita das ações já são aplicadas diariamente nas escolas e creches.  E o que vamos fazer, agora, é fortalecer e ampliar na formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde,  enfrentando os desafios e gargalos que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede de ensino. Estamos juntos nessa missão", garatiram Maria Cândida Fiúza Costa e Rodrigo Barbosa.

Componentes do Programa:

1. a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão nas escolas;
  2. b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
  3. c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
  4. d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
  5. e) Monitoramento e Avaliação do Programa.