Jogos escolares: uma emoção que contagia

Publicado em: 26 de março de 2019

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares de Pirapora (JOESP 2019) foi realizada na manhã desta terça-feira (26/03) com um público de quase 1.000 pessoas, no Ginásio Poliesportivo.

Para compor a mesa de honra, estiveram presentes o secretário de Governo, Sinvaldo Alves, que representou a prefeita Marcella Machado Ribas, o secretário de Esportes, Juventude e Cultura, Aldair Delfino, a secretária de Família e Políticas Sociais, Heloísa Gríbel, o secretário de Infraestrutura Ildemar Cordeiro, o diretor de Ensino Rodrigo Barbosa (representando a secretária de Educação, Mara Bianca), o diretor do SAAE Esmeraldo Pereira, o vereador Éder Danilo, a superintendente Regional de Ensino, Vanderléia Pinheiro e o comandante do 55º Batalhão da Polícia Militar de Pirapora, Tenente Coronel César William Passos.

Com as arquibancadas lotadas, as delegações das 13 escolas participantes foram recebidas com muitos aplausos e vibração. No momento de maior emoção, contagiando a todos, a professora Tânia Cristina de Oliveira Queiroz, homenageada da solenidade, portando a tocha, acendeu a pira olímpica, simbolizando a abertura dos jogos. Em seguida, a aluna Ingrid Amanda proclamou o juramento dos atletas, que foi repetido pelas delegações

Integração social da juventude

O secretário Aldair Delfino, em seu discurso, lembrou o principal objetivo do Joesp. "Esse evento promove a integração social da nossa juventude e contribui na formação dos nossos futuros cidadãos". Já o vereador Éder Danilo, valorizou o papel do esporte em conjunto com a educação na formação dos alunos. No encerramento dos discursos, o secretário de Governo Sinvaldo Alves destacou o bem estar e os benefícios proporcionados com a prática esportiva. "O esporte é gratificante em todos os aspectos, desde a promoção da saúde até na questão social, permitindo a confraternização." Enfatizou Sinvaldo Alves.

Após os discursos das autoridades e a retirada das delegações, foram disputados os primeiros jogos de futsal do Joesp 2019. O time da Escola Luiz Balbino derrotou, por 3 a 1, a equipe do IFNMG. Na sequência, a Escola Fernão Dias venceu a FUNAM, por 4 a 3.

Os jogos seguirão até o dia 05 de abril, a serem realizados nos períodos da manhã e tarde. Em disputa estão quatro modalidades, nos gêneros feminino e masculino: Basquete, futsal, handebol e voleibol, divididos em dois módulos. No Módulo I, estão enquadrados os alunos nascidos entre 2005 a 2007 e no Módulo II, estarão os participantes que nasceram de 2002 a 2004.