Secretária de Educação de Pirapora esclarece a situação da merenda

Publicado em: 21 de março de 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Pirapora reuniu nesta quinta-feira (21/03), com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) para esclarecer sobre a questão da merenda.

Segundo informou a secretária de Educação, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, no dia 04 de outubro do ano passado, a Semed encaminhou a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Pirapora um memorando e solicitou o aditivo do contrato com a empresa Sunny Alimentação, uma vez que a alimentação escolar é de caráter contínuo, não podendo sofrer interrupções”, explicou Mara.

A secretária destacou o trabalho da Secretaria de Finanças que no mesmo dia encaminhou para o setor de contratos para analisar toda documentação. “Em vista disso chamamos a empresa terceirizada para propor outro percentual de reajuste que fosse viável para o município e salientou que houve atrasos no pagamento à empresa devido a diminuição do repasse do Fundeb, que começou a ocorrer em agosto de 2018, levando a administração a usar de recurso próprio para pagamento da folha, provocando atraso no pagamento de serviços, pois a prestação de serviços de terceirização da merenda escolar não pode ser pago com o recurso do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) específico para a compra de produtos.

SITUAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR HOJE

A Semed tomou medida emergencial e reuniu nesta manhã com os agricultores familiares e a equipe técnica visando discutir às disposições do chamamento público nº 002/2018 sobre a merenda.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Marília Silva Farias, ressaltou que as escolas precisam de atendimento urgente e verificou com os agricultores a entrega dos alimentos para a próxima segunda-feira. “Para a próxima semana, os alunos receberão um lanche alternativo de acordo com os valores nutricionais estabelecidos”, destacou a nutricionista.