O sucesso da capacitação para a Saúde

Publicado em: 21 de março de 2019
Publicado por: Migração do Site

Foi um sucesso o segundo e último dia de Capacitação para os Profissionais da vigilância em saúde dos municípios da região, da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF), do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Centro de Especialidades Médicas (CEM), enfermeiros e médicos em Pirapora, no dia 20/03, no Centro de Educação Permanente.

Pela manhã, palestrou a Dra. Cecília Helena, sobre HIV/AIDS. A tarde, Dr. Geraldo Scarabellin contextualizou hepatites virais (diagnostico e prevenção) e mostrou o cenário epidemiológico das hepatites.

Para Fernanda Evangelista  Gomes Rabelo, responsável pela IST/HIV/Hepatites da GRS, a capacitação foi uma busca incansável por parte da Vigilância em Saúde Regional junto a Coordenação Estadual de IST, principalmente depois da descentralização da testagem rápida para as Unidades de Atenção Básica na microrregião.

Ela disse que "nossos profissionais precisam receber capacitação periódica para melhorar o atendimento aos usuários. Almejamos capacitar o restante dos profissionais para garantir que todos que trabalham diretamente na ponta possam compreender melhor os casos clínicos que aparecerem, bem como fortalecer a rede assistencial desse usuário".

"Avalio como positiva a capacitação, pois foi possível reciclar a equipe para um melhor atendimento da assistência básica. Além de divulgar a importância do Serviço de assistência especializada/CTA aos municípios  como referência da microrregião nas ISTs/HIV/hepatites virais", concluiu Fernanda da Costa Correia Torres, coordenadora CTA/SAE.