Capacitar para prevenir

Publicado em: 19 de março de 2019

Dando prosseguimento ao ciclo de treinamentos, seminários e oficinas que sempre acontece na saúde pública de Pirapora, a Gerência Regional de Saúde (GRS) no município, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, está realizando uma capacitação sobre agravos pertinentes ao programa IST/AIDS e hepatites virais. No primeiro dia de curso, 19/03, no Centro de Educação Permanente (CEP), a Dra. Maria de Fátima contextualizou temas acerca da sífilis adquirida, gestante e congênita/diagnóstico e tratamento. Ela abordou, também, a contextualização das IST assintomáticas e mostrou cenário epidemiológico da sífilis, bem como a PEP (profilaxia pós-exposição.

Ademais, o Dr. Luiz Carlos trabalhou os aspectos clínicos e assistenciais das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis, bem como o manejo clínico e tratamento do HIV e hepatites virais.

O intuito, segundo pensamento da gestão de saúde de Pirapora, é aumentar o número de capacitações, tendo em vista que “informação e conhecimento atualizado fazem parte de qualquer profissional, sobretudo o da saúde, que lida diretamente com seres humanos”, afirma Maria Cândida Fiúza Costa, secretária municipal de Saúde. Para ela, “doenças infectocontagiosas são a principal causa global de doença aguda e morte. Por isso, é importante cada vez mais capacitar nossos profissionais de saúde para que os casos sejam investigados, orientados ou mesmo tratados adequadamente”.

Profissionais da vigilância em saúde dos municípios da região, da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF), do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Centro de Especialidades Médicas (CEM), enfermeiros e médicos estão participando dessa capacitação, que se encerra amanhã, quarta-feira, 20 de março.