Quitanda de sabores

Publicado em: 11 de março de 2019

Para Pirapora avançar na produção artesanal da agroindústria e ganhar o mercado é preciso cada vez mais qualificação. Neste sentido, a diretoria de extensão social da EMATER-MG no município promoveu o curso de “Processamento de biscoitos finos”, ministrado pelas Coordenadoras Técnicas Estaduais de Agroindústria em Minas Gerais: Thais A. Q. Brumano Kalil e Laura dos Santos.

A capacitação reuniu as agricultoras familiares das comunidades: Paco paco, Ilha da Pimenta, Arão Reis e Baruzeiro. A maioria das mulheres já produz vários artigos desse ramo e, inclusive, atendem a merenda escolar de várias unidades do município.

“É muito importante cada aprendizado que colhemos. Trocamos várias experiências, receitas e aprendemos mais sobre a padronização dos produtos para o mercado que já fornecemos e como alcançar novos horizontes. Foi um curso muito proveitoso”, afirmou Terezinha Barbosa Brito, produtora da comunidade Aron Reis.

Já a produtora Marlene Gouveia, da comunidade Paco Paco, comemorou o nível de profissionalização que o curso proporcionou: “Estamos acostumados a produzir biscoitos de forma mais caseira. Aqui, alcançamos outro nível em nossa produção, aprendemos a adaptar matérias primas, organizar a produção para manter a qualidade e o lucro. Foi muito bom. Além disso, posso usar os mesmo conhecimentos para aprimorar ainda mais minha produção de polpas, que hoje alcançou o mercado de exportação.”

A EMATER-MG atua como ferramenta para o planejamento e desenvolvimento do setor agrícola no estado. Em Pirapora, com a parceria da Prefeitura Municipal e diversos órgãos, consegue construir diversos projetos que aprimoram a produção e vivencias das comunidades rurais, principalmente através das mulheres.

Fabiane Pereira Pinheiro, da diretoria de extensão social da EMATER em Pirapora comemora: “Nosso foco aqui no município é formar nossas produtoras para competir no mercado de venda dos produtos, in natura e industrializados. Focamos nossos esforços nas mulheres por uma necessidade social. Além disso, elas são pilar familiar e atuam em todos os âmbitos da agricultura familiar. Uma prova desse trabalho é o sucesso no nosso evento Mulher Rural, que celebra e promove a produção das nossas mulheres”.

O curso de processamento de alimentos abordou os conceitos de: Elaboração/ confecção das receitas; Boas práticas de fabricação de alimentos; Comercialização e gestão da produção; Padronização e qualidade do produto final; Análise da qualidade, preços e embalagens dos produtos no mercado local; Rotulagem conforme legislação e Avanço na qualidade do atendimento ao mercado institucional (PNAE/merenda escolar).

As Coordenadoras Técnicas Estaduais, Thais A. Q. Brumano Kalil e Laura dos Santos reforçaram durante todo o curso a importância das produtoras se atentarem para os detalhes que tornam a produção delas mais competitivas e rentáveis: “É possível produzir e lucrar, conquistando o mercado local e de outras regiões”.

“Nos orgulhamos do trabalho da unidade aqui em Pirapora, que trás resultados significativos para a vida das produtoras e produtores rurais. Principalmente na diretoria de extensão social, que leva a qualificação técnica para as comunidades e também qualidade de vida. Trabalhamos em convênio com várias instituições e agradecemos imensamente a prefeitura de Pirapora e Unidade da UAITEC, que abraçaram esse curso”, reforçou Maria de Lourdes Vieira Leopoldo, Gerente da Regional Montes Claros da EMATER.

A prefeita Marcella celebra a formação e produção das mulheres rurais de Pirapora: “Fico feliz em ver o desenvolvimento de cada grupo do nosso município. Essas mulheres elevam o nome de Pirapora a um novo patamar. Além disso, quando as mulheres se movem, elas mexem com as estruturas da sociedade. É emocionante ver o desenvolvimento de cada uma delas”.