Inovação e segurança: Soluções do Pirafolia 2019

Publicado em: 8 de março de 2019

Organização, segurança e tranquilidade. Estes três requisitos, foram as mais citados pelos foliões, para definir o que foi o Pirafolia 2019.

Com o apoio da Prefeitura de Pirapora, o evento realizado pela Associação dos Barraqueiros, em parceria com a Associação Nosso Turismo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, agradou por todo o planejamento e a estrutura apresentada, em prol de um clima harmonioso e familiar, durante os cinco dias do evento.

O engajamento conjunto, dos órgãos públicos com empresários de diversos segmentos, agradou todas as partes e deve se tornar a tendência no eventos em Pirapora. Membro da equipe de organização e parceiro do Pirafolia 2019, o empresário Fabrício Tcheka ressaltou que, além do suporte oferecido pela Prefeitura, é importante a participação de todos. “Mesmo com o pouco prazo para organização e captação de recursos, foi positivo, por que tivemos um evento que agradou ao público. Por ter o carnaval tão enraizado na cultura piraporense, as escolas de samba precisam se organizar previamente, para arrecadar fundos, promovendo ações e eventos no decorrer do ano”. Sugeriu o empresário.

Segurança em tudo

De acordo com o comandante do 55º Batalhão da Polícia Militar de Pirapora, Tenente Coronel César Willian, a estratégia, em conjunto com os demais órgãos de segurança, e as ações executadas no Pirafolia 2019, foram determinantes para a tranquilidade assegurada durante o carnaval.

Nos dados oficiais informados pela PM, em relação à Área de Eventos, no período de 01 a 06 de março, não houve nenhum roubo e apenas 02 furtos registrados. Na comparação com os índices do carnaval de 2018, houve a redução de 100% nos roubos e de 33% nos furtos.

A segurança alimentar também foi respaldada no Pirafolia 2019. A Vigilância Sanitária, previamente, repassou todas as orientações necessárias para os barraqueiros, para as adequações sanitárias na comercialização dos alimentos, conforme revelou Sabrina Gitirana. “O balanço do carnaval foi positivo. A grande maioria das barracas possuíam baixo risco sanitário e poucas necessitaram de pequenas adequações. Somente duas barracas foram identificadas com inadequações de maior risco, sendo necessário apreensão de alimentos devido temperatura inadequada e interdição na parte de produção de alimentos”. Informou Sabrina.

Inovação e parceria

A inovação deste ano, que agregou a iniciativa pública e privada, na realização de um evento de grande porte, para o secretário de cultura, Aldair Delfino, mostrou bons resultados. “Essa é a tendência, nos tempos de hoje. Mesmo com tanta dificuldade financeira, a Prefeitura de Pirapora se empenhou e com os parceiros, manteve viva a tradição do carnaval em nossa cidade. O nosso objetivo agora é tentar se antecipar ao máximo, para atrairmos os parceiros na realização dos próximos eventos”. Adiantou o secretário.