SAAE realiza análises nas águas do Rio São Francisco

Publicado em: 22 de fevereiro de 2019
Publicado por: Migração do Site

Nos últimos dias, mesmo após um período de fortes chuvas, diversos órgãos,como a Agência Nacional de Águas (ANA) a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM (IGAM) divulgaram que dificilmente a lama de rejeitos da barragem de Brumadinho/MG chegará ao rio São Francisco. Porém, mesmo com este cenário favorável, o SAAE-Pirapora continua monitorando e realizando coletas no rio.

Com o rompimento da barragem, a qualidade da água do rio São Francisco passou a ser uma grande preocupação para a população piraporense. Já que o rio Paraopeba, impactado pela tragédia, é um dos afluentes do Velho Chico, e sua foz fica na represa de Três Marias/MG.

Na semana passada colaboradores do SAAE realizaram coletas em diversos pontos. Foram duas no próprio rio, outras duas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e uma na cidade – na rede de distribuição. “O SAAE como responsável pelo tratamento e abastecimento de água, tem que fazer coletas e análises de diversos parâmetros, para garantir a qualidade da água distribuída à população. Seguindo, integralmente, o anexo XX da Portaria de Consolidação n°5, do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões para controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano”, explicou o biólogo da autarquia, Patrick Valim.

Segundo Valim, os resultados serão divulgados em breve, pois, algumas dessas análises o SAAE tem condições de realizar no Laboratório de Controle de Qualidade da Água e Esgoto da própria autarquia. Porém,outras são encaminhadas para um laboratório contratado. “Desde que ocorreu a tragédia estamos monitorando o rio. Nossa vigilância triplicou. E mesmo sabendo que é improvável a chegada dos rejeitos, estamos preparados para minimizar os efeitos negativos de uma possível contaminação no rio São Francisco”, ressaltou o biólogo.