Fortalecer a liderança de meninas

Publicado em: 22 de fevereiro de 2019

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Pirapora realizou nesta terça-feira (19/02), mais uma roda de conversa como parte da campanha de sensibilização sobre democracia e o papel dos cidadãos nos processos políticos do país.

Estiveram presentes vários adolescentes do município, a coordenadora do NUCA, Ana Paula Lima Ribeiro, as convidadas Cristiane Ramos e Kenia Barros, e alguns visitantes do município de Várzea da Palma.

“Trazer o tema do papel das mulheres em posição de poder é muito importante para contextualizar nossas meninas e mulheres a tudo que nós podemos conquistar dentro da democracia. Quisemos trazer para os adolescentes o berço histórico da atuação da mulher em todas as instâncias políticas. Nossas conquistas nesse campo são recentes, uma vez que tem menos de 100 anos que a mulher vota no Brasil”, pontuou a coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Pirapora (CREMP), Kênia Barros.

A técnica do CREMP, Cristiane Ramos, contou um pouco da sua história e as conquistas que ela se propôs a alcançar enquanto mulher em nossa sociedade: “Fui mãe muito nova e tive o privilégio de conseguir continuar meus estudos, passar no concurso público municipal o que me garantiu participar de várias conquistas das políticas sociais no município de Pirapora. Essa é a política que todos nós devemos nos engajar: a política pública, para garantir os direitos de todos nós”.

A coordenadora do NUCA, Ana Paula Lima Ribeiro, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da interação dos adolescentes com os temas da atualidade: “Cada um aqui tem um papel cidadão fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. Por isso, devemos exercer nossa cidadania”.

“É muito bom ver o desenvolvimento do NUCA em nosso município. Estamos nos tornando referencia regional no atendimento socioassistencial graças à dedicação das nossas equipes que fazem um atendimento primoroso em cada equipamento de políticas sociais. Temos muito orgulho de fazer parte do Selo UNICEF e poder realizar atividades como esta”, destacou Heloisa de Almeida Alves Gribel, secretária municipal de Família e Políticas Sociais.

SERVIÇO:

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) está em novo endereço: Avenida Comandante Santiago Dantas, 123, Centro.