Dia de aprendizado com as Flores do cerrado

Publicado em: 13 de fevereiro de 2019

A agricultura familiar no Brasil é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pela população. Nesse contexto, a mulher rural possui papel fundamental na produção agrícola. Por isso, é importante trabalhar a auto estima e auto cuidado com essas mulheres.

Nesta terça-feira (12/02), o grupo Flores do Cerrado realizou mais um dia de oficinas na comunidade Paco Paco. “As mulheres aprenderam e aprimoraram técnicas do artesanato como pintura, texturização, colagem e produção com material reciclável. Tudo isso produzindo relógios com telhas e vasos de planta com garrafas PET. É gratificante promover o aprendizado para nossas mulheres rurais”, pontuou a economista doméstica e extensionista de Bem Estar social da Emater/MG, Fabiane Pereira Pinheiro.

O projeto Flores do Cerrado é uma iniciativa do Centro de Referencia da Mulher (CREMP) para trabalhar com as mulheres do meio rural em Pirapora. “Nossa ligação com as mulheres do campo é muito importante, tendo em vista que elas estão longe dos equipamentos sociassistenciais. Levar informação para as comunidades rurais é fundamental”, explica Kenia Barros, referência técnica do CREMP e presidente do Conselho Municipal da Mulher.

Kenia ressalta a importância dessas atividades: “Além do benefício terapêutico, as mulheres encontram no artesanato a possibilidade da autonomia financeira, pois com os produtos que aprendem a produzir podem gerar uma renda extra. Como no caso de uma das nossas oficineiras de hoje, a Maria da Luz. Ela participou de várias oficinas do CREMP em outras instituições e hoje pode ensinar para outras mulheres o que ela aprendeu”.

Beleza e sustentabilidade

Maria da Luz ensinou as técnicas de confecção de relógios utilizando telhas. Ela também mostrou para as mulheres os diversos materiais que podem ser utilizados, como CD’s velhos, catracas de moto e bicicleta, entre outros. Já Marlene Gouveia, ensinou como fazer vasos de plantas com garrafas descartáveis e tecidos.

“Muitos desses materiais são coisas simples de ser encontradas e até reutilizáveis, por isso torna os produtos artesanais de grande valor e preço de produção reduzido. Além de fazer pra elas mesmas, podem ainda comercializar”, explicaram as artesãs.

A secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel afirma: “Começamos o ano muito bem com as atividades para as mulheres. Atender o município como um todo, em suas áreas urbana e rural, é nossa prioridade. É fundamental trabalhar a prevenção para alcançar a excelência nos serviços sociassistenciais do município. Esse é nosso principal valor e objetivo”.