Pré-Congresso de psicologia supera expectativas em Pirapora

Publicado em: 6 de fevereiro de 2019

Com mais de 40 psicólogos e psicólogas, Pirapora sediou na manhã desta quarta-feira, 06/02, o Pré-Congresso "Psicologia Clínica na Atualidade". Com amplo e decisivo apoio da Prefeitura de Pirapora (Secretaria Municipal de Saúde), o evento foi realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerias (CRP-MG) e aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde de Pirapora. Autoridades da saúde e políticas prestigiaram o ato.

No discurso de abertura, Maria Cândida Fiúza, secretária municipal de saúde elogiou o ampla participação dos profissionais e garantiu que "acredita e confia no importante trabalho que eles prestam a sociedade. Ainda existem muitos desafios para a Psicologia na atualidade. Eu acredito e apoio a Psicologia e o seu compromisso com métodos científicos para não ser confundida com métodos leigos e meramente intuitivos.".

Responsável pela secretaria municipal de Governo e Articulação Institucional, Sinvaldo Alves Pereira, que já foi gestor da saúde por 13 anos, confirmou que "vocês cumprem papel importante na saúde não curativa. Pois trabalham no aspecto preventivo".

Ele disse, ainda, que "Pirapora trabalhou e trabalha muito para que todos participem da rede de atenção à saúde. Destaco as equipes multiprofissionais. Do ponto de vista do gestor, temos a convicção de que a atuação de vocês é fundamental no trabalho preventivo para impedir, por exemplo, a evolução de doenças como a depressão".

João Crisóstomos, presidente Conselho Municipal de Saúde (CMS), lamentou que nunca viu, ate então, nenhum psicólogo no Conselho. Ele reivindicar mais participação. "Importante vocês preencherem espaços. Pois parece que saúde se resume em médico, enfermeiro e agente comunitário".

Os convidados especiais palestraram durante o pré-congresso: Dr. Ted Nobre Evangelista e Dra. Dalcira Ferrão. Ambos abordaram desafios e a necessidade de aprimoramento na pratica da profissão, não somente em clinicas, mas em todos os ambientes.

O pré-congresso propôs diretrizes, em eixos, com formação de grupos de trabalho, para que as demandas sejam levadas os Congressos Estadual e Nacional, respectivamente.