Políticas sociais perto do povo

Publicado em: 6 de fevereiro de 2019

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) são o principal ponto de acesso da população aos programas, projetos e benefícios da Proteção Social Básica. No CRAS, os serviços sociassistenciais atendem as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Com a inauguração do CRAS São Geraldo as políticas sociais estarão mais próximas de uma região tão carente.

O evento, realizado nesta terça-feira (05/01), contou com a presença da comunidade, representada pela moradora do Residencial São Francisco, Juliana Pereira dos Santos e do Presidente da Associação do Bairro Morada do Sol, Clayton Botelho; dos funcionários da Secretaria Municipal de Família e Políticas Sociais (SEFAM), na pessoa da Gerente De Proteção Social Especializada, Vilene Ferreira, e da secretária e anfitriã do evento, Heloisa Alves de Almeida Gribel.

Estiveram presentes também: o Secretário Municipal de Governo, Sinvaldo Alves Pereira; os vereadores Eder Danilo, Duim, Itamar do Cordeiro, João Beato; o presidente do CMAS, Reginaldo Miranda; o empresário Daniel Lucio Pereira; o Diretor da Fundação Moisés Magalhães, Luis Gustavo; o Diretor de Ensino Superior da SEMED, Rodrigo Barbosa; os membros do Conselho Estadual da Assistência Social; Ariadna Almeida e João Crisóstomo e o Secretário de Infraestrutura Ildemar Cordeiro.

A cerimônia contou com apresentação artística e execução do Hino Nacional realizadas pelos jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) junto com o pastor Joel Bispo.

Nos pronunciamentos, as autoridades ressaltaram a importância dessa conquista para essa região do município, dos requerimentos protocolados pelos vereadores em favor da comunidade local e como o equipamento socioassistencial vai multiplicar as oportunidades para a população atendida. As autoridades enfatizaram também o empenho da prefeita Marcella Fonseca em concretizar a inauguração do CRAS São Geraldo.

Heloisa Alves de Almeida Gribel, secretária da pasta, fez questão de ressaltar o trabalho da equipe que a orientou e preparou para implementar as políticas públicas na vida do povo de Pirapora: “Nesse tempo que estou na SEFAM, nosso objetivo sempre foi alcançar melhorias reais para a vida da população. Além disso, é importante ressaltar que nós não fazemos ações sociais. A SEFAM é responsável por ofertar os serviços e programas que garantem os direitos constitucionais do nosso povo. A inauguração do CRAS é uma reposta à necessidade da população e resultado da luta do presidente da associação do bairro em conjunto com todos nós do poder público. Essa é uma conquista de todos, por isso agradeço a cada um que se empenhou nessa empreitada”.

O Secretário Municipal de Governo, Sinvaldo Alves Pereira, parabenizou a secretária Heloisa e sua equipe pela inauguração do novo espaço e enfatizou o desejo da prefeita em concretizar espaços de atendimento para o povo: “É um compromisso da nossa gestão atender o povo piraporense. Mesmo diante das dificuldades, a prefeita Marcella e nós da sua equipe sempre nos dedicamos a proporcionar benefícios reais para a população. Como hoje fazemos aqui na inauguração do CRAS São Geraldo”.

Entenda o equipamento socioassistencial

Entre as ações ofertadas pelo CRAS está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, a população também é orientada sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal e do governo do estado.

É importante salientar que o CRAS São Geraldo é uma conquista significativa para a população de toda essa região da cidade. Pois, vai contribuir na redução das vulnerabilidades e riscos sociais das famílias do território dos bairros: Cícero passos; Primavera; São Francisco; São Geraldo; São Geraldo II (Morada do Sol e Alvorada Shekinah); São Geraldo III (São Francisco); Distrito Industrial; Santa mariana. Além das comunidades rurais: Pernambuco; Alto Pernambuco e Fazenda da Prata.