Celebrar um ano de renovação

Publicado em: 24 de janeiro de 2019

Em 2018, o Centro Pop realizou diversas ações com o objetivo de promover a socialização e convivência comunitária dos usuários que estão em situação de rua. A equipe técnica do Centro se empenha no atendimento e constroe junto com o usuário um planejamento para que eles busquem um novo modo de vida.

O equipamento, que faz parte da Secretaria Municipal de Família e Políticas Sociais, tem capacidade para atender dezenas de usuários por dia e oferece os serviços de orientação jurídica, psicológica, social e garantia de direitos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com oferta de café da manhã, almoço e lanche. Além disso, a equipe do Centro POP promove oficinas socio-educativas voltadas para a realidade dos atendidos.

NATAL SOLIDÁRIO

Todos os anos, a equipe do Centro Pop realiza confraternização natalina para celebrar com os usuários do equipamento as conquistas do ano que passou e as possibilidades que virão. Em 2018, o evento contou com a parceria da Paróquia São Sebastião, Rotary Santos Dumont, Missionária Elizabeth e as equipes do Centro Pop e da SEFAM.

“Nosso Natal Solidário é um momento de exaltar tudo de bom que cada pessoa tem: a simplicidade, a essência do ser humano, a simpatia e os talentos de cada um. Nesse evento conseguimos mostrar que cada pessoa tem diversas possibilidades na vida. E no caso dos usuários, nós estamos aqui para ajudá-los a encontrar um novo caminho, fora da situação de rua. Agradeço muito a toda minha equipe, que se dedica com profissionalismo e carinho ao nosso trabalho”, afirmou a coordenadora do Centro POP, Eliene Bispo de Andrade.

O Padre Darlan e a Missionária Elizabeth trouxeram algumas palavras bíblicas, expressando a importância de multiplicar o amor cada dia mais, em todas as suas formas. Eles também encorajaram os usuários do Centro Pop, no intuito de incentivá-los a buscar alternativas para sair das ruas.

Em sua fala, a Secretária Heloísa ressaltou a solidariedade cultivada no espaço durante todo o ano: “É muito bonito ver o empenho da equipe daqui e a forma acolhedora como tratam todos os usuários. Nós, da SEFAM estamos empenhados em melhorar as condições do Centro Pop no próximo ano, inclusive temos a previsão de mudança pra outro local com melhor estrutura”.

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Durante o Natal Solidário do Centro Pop, a equipe, os usuários e demais pessoas presentes, saudaram também o casal David e Lucilene. Eles viviam em situação de rua no município de Pirapora e se conheceram no atendimento do Centro. Hoje eles vivem juntos em uma casa simples, mas cheia de afeto. David e Luciene conseguiram empregos formais e seguem cuidando um do outro, fora das ruas. “Esse testemunho ilustra a importância da atuação do Centro Pop no município de Pirapora, pois transforma vidas”, afirma a prefeita Marcella Fonseca.