Saúde em foco

Publicado em: 18 de janeiro de 2019
Publicado por: Migração do Site

Dentro da programação de educação permanente em saúde ao longo do ano, Pirapora realizou a primeira de 2019, ontem a noite (17/01), no CEPS. A capacitação contou com participação efetiva da palestra de Dr. Junior Santos, neurologista, que abordou temas inerentes para os profissionais de saúde, entre eles, médicos, enfermeiros e psicólogos.

A proposta, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza Queiroz, é ampliar o número de palestras, oficinas, seminários e treinamentos, "vez que informação e conhecimento devem caminhar juntos, e sempre atualizando". Ela disse, ainda, sobre a importância dos profissionais inseridos na assistência terem conhecimento acerca do tema.

"Parabenizo o Dr. Júnior e todos os participantes da Fundação Hospitalar Dr. Moises Magalhães Freire, CAPS Adulto e da Atenção Primária, bem como a diretora assistencial da SESAU, Juliana Veloso. Importante ressaltar que esse foi só o primeiro módulo", disse Joice Quadros, que atualmente responde pela Atenção Primária à Saúde no município.

De início, Dr. Júnior traçou o histórico sobre os estudos em neurologia clínica. Ele explanou sobre a patogenia das Crises epilépticas e convulsivas, seus tipos e características e abordou as drogas de escolha. Por fim, apresentou especificidades de acordo com ciclos e fases da vida (criança, idoso, gestante, picos hormonais, etc).