Mobilização contra a AIDS ganha ruas em Pirapora

Publicado em: 18 de dezembro de 2018

Dando prosseguimento às ações de conscientização e combate à AIDS e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através da Atenção Primária à Saúde (APS), está mobilizando moradores e turistas acerca das doenças sexualmente transmissíveis e seus malefícios. "A meta é educar a população acerca de informações inerentes aos perigos que a AIDS oferece. Saúde pública se faz com conscientização e trabalho com afinco e em equipe. De modo que parabenizo toda a equipe envolvida nessas mobilizações que acontecem nos quatro cantos da cidade", garantiu a secretária municipal Maria Cândida Fiúza.

No dia 16 de dezembro, na Feira Popular do bairro Santos Dumont, a equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família) da Unidade I do Bairro Industrial fez um trabalho de mobilização com os feirantes, compradores e público em geral.

Para Rogéria Ramos, agente comunitária de Saúde, "a mobilização foi de grande importância, já que queríamos alcançar um público que geralmente não encontramos nas visitas de rotina, no dia a dia, visto que é um público que trabalha durante a semana e no domingo está ali, na Feirinha".

De acordo com Joice Quadros, que atualmente coordena a Atenção Primária em Pirapora, além da entrega de preservativos, panfletos e cartilhas educativas, "nossas equipes conversam e explicam às pessoas como o sistema de saúde na cidade está pronto para atender os cidadãos. Vez que hoje, possuímos um Centro de Promoção à Saúde Sexual Reprodutiva, com profissionais capacitados e preparados. Inclusive, para realizar o teste rápido da Aids".