Gravidez também é assunto de homem!

Publicado em: 12 de dezembro de 2018

Em Pirapora, o sistema público de saúde tem trabalhado com o apoio da população. A meta e inserir a sociedade em todas as ações para que a participação seja, de fato, efetiva. Prova disso, é que as Unidades de Atenção Primaria a Saúde (UAPS's Joseilson Fonseca da Silva e Cícero Passos) estão desenvolvendo ações voltadas para a saúde do homem , como o pré- natal do parceiro.

O objetivo, segundo informou os profissionais de saúde, é "estimular a participação do pai/parceiro durante todo esse processo, o que é fundamental para o bem estar biopsicossocial da mãe, do bebê e dele próprio, sendo o pré- natal o momento oportuno para isso".

A secretaria municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza lembrou que política pública se faz com a participação de todos. "A política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem ( PNAISH), instituída pela portaria n. 1.994 de 27 de agosto de 2009, aposta na perspectiva da inclusão do tema paternidade e cuidado por meio do pré- natal do parceiro, em que são ofertadas ações para a saúde do homem", confirmou.

Para a enfermeira Ester Lisboa da Silva, preceptora da Residência de Saúde da Mulher, com ênfase em Saúde da Família (Unimontes), "durante o atendimento do pré-natal na unidade de saúde, o pai/ parceiro é estimulado a participar das consultas, grupos e outras ações voltadas ao pré- natal. São ofertadas ações. Saúde como: avaliação antropométrica, aferição de PA, verificação do cartão vacinal, exames de rotina além da participação e acompanhamento no processo de gestação e puerpério".