Campanha 16 dias de ativismo mais próxima da juventude

Publicado em: 10 de dezembro de 2018

A violência sexual, física, moral e psicológica contra a mulher é um tema atualmente em destaque, principalmente em nossa região onde os índices de feminicídio e outros tipos de agressão à mulher atingiram níveis alarmantes.

No intuito de intensificar ações preventivas, o Centro de Referência da Mulher de Pirapora (CREMP) aderiu, mais uma vez, à Campanha 16 dias de Ativismo pelo Combate à Violência Contra a Mulher. Essa é uma mobilização global que reúne mais de seis mil organizações em 187 países (segundo a Organização Internacional Action!Aid) e busca conscientizar sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo.

“O momento é de diálogo com a comunidade e fazer visitas em espaços onde as mulheres e todos os cidadãos estão. Este ano focamos em dois públicos: os usuários dos serviços da atenção básica à saúde e a juventude. É importante estar perto das várias faixas etárias, pra levar esclarecimentos sobre as formas de proteção a mulher e estratégias de combate aos tipos de violência”, informa a Coordenadora do CREMP, Kênia Barros.

As rodas de conversas com os jovens foram na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e na Escola Estadual do Distrito Rural de Paredão de Minas, em Buritizeiro. “Muitos estudantes compartilharam várias experiências. É muito bom vê-los tão participativos, pois o diálogo é fundamental no combate a violência contra a mulher”, reafirma Kenia Barros.

“O trabalho do CREMP rende ótimos resultados. Principalmente, porque a equipe do setor trabalha o ano inteiro a prevenção abordada nas campanhas pontuais. Isso é muito importante, ainda mais dentro de um tema tão necessário para a construção de uma sociedade mais igualitária para as mulheres”, destacou Heloisa de Almeida Alves Gribel, secretária municipal de Família e Políticas Sociais.

A prefeita Marcella comenta: “É fundamental levar informação para as comunidades. Como primeira mulher eleita no município, fico feliz em saber que nossas mulheres tem cada vez mais acesso à informação”.

A campanha teve início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

SERVIÇO:

Centro de Referência da Mulher de Pirapora (CREMP)

Rua Professora Marieta Amorim, 63 – Centro.

E-mail: setas.crempmulher@pirapora.mg.gov.br

Segunda a sexta-feira: 08 às 18 horas