Chuvas fortes exigem alerta em Pirapora

Publicado em: 5 de dezembro de 2018
Publicado por: Migração do Site

A intensidade de chuva que vem acontecendo em Pirapora desde o fim de novembro superou a média dos últimos anos. E neste início de dezembro não está diferente. Fortes chuvas e contínuas acontecem durante todo o dia, com maior intensidade no período noturno.

Desde a manhã de segunda-feira (03/12), as equipes da Defesa Civil, Saae-Pirapora e Secretaria de Infraestrutura vêm vistoriando todo o município, por causa do grande volume chuvoso e previsão de alguns riscos estruturais como deslizamentos, erosões, alagamentos, quedas de árvores, etc.“Essa intensidade de chuva afeta o nível do solo e perde a estabilidade, por isso, ocorrem diversas erosões, como vem incidindo em Pirapora”, disse o coordenador da Defesa Civil, Jair Gomes.

Ainda segundo Jair Gomes, o volume pode chegar a mais de 200 milímetros. O acumulado do dia 30/11 a 03/12 foi de 115,8. Em menos de 24 horas (03 e 04/12), choveu 64 milímetros.

De acordo com o diretor geral do Saae-Pirapora, Esmeraldo Pereira, a autarquia está trabalhando em conjunto com a defesa civil e determinado quais são os pontos vulneráveis da cidade. “Estamos percorrendo todo o município e verificando os pontos mais críticos. Além disso, estamos restaurando e desobstruído alguns bueiros, que estavam entupidos de lixo, o que impende o escoamento das águas pluviais. Nesta questão, pedimos conscientização da população na hora de descartar o lixo”, ponderou o diretor. 

O secretário de Infraestrutura reforçou ainda: “A participação da população é muito importante para a qualidade do serviço, a Prefeitura fez o abaulamento das ruas para facilitar todo o serviço, caso tenha a obstrução dos canais, haverá transtorno para todos nós”, relatou Ildemar Cordeiro.

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o tempo ficará encoberto com pancadas de chuva ao longo da semana. Enquanto isso, as áreas que permitem trabalho adequado, a Secretaria de Infraestrutura e o Saae-Pirapora estão realizando.