Equipe técnica do Saae-Pirapora apresenta projeto inovador em congresso na cidade de Itabirito

Publicado em: 29 de novembro de 2018

O projeto Medidor Ultrassônico (Sistema de Medição de Vazão de CalhaParshall 9), surgiu há 6 anos, quando o servidor e técnico eletricista Eduardo Fontes estudou uma forma de melhorar o trabalho e diminuir as perdas de insumos, na parte de cálculos da vazão de água. Mediante aos estudos feitos, viu-se uma forma de criar um aparelho que trazia todas as informações, em uma única tela. Com o apoio vindo tanto do diretor geral, Esmeraldo Pereira e de parceiros, hoje, o SAAE-Pirapora, conta com um sistema inovador e que foi apresentado para todas as autarquias presentes no 7º Congresso Mineiro de Serviços Municipais de Saneamento Básico, na cidade de Itabirito/MG.

O idealizador do projeto, o servidor Eduardo Fontes, levou o material e apresentou para o público presente, mostrou como funcionava e as benfeitorias do medidor. “O que é importante entendemos é como o trabalho de medição de água era feito. O operador colocava uma régua graduada, onde inseria no local e olhava a altura da água, com esse resultado, ele utilizava uma tabela que calculava a distância medida com a vazão, daí ele podia dosar os produtos que seriam colocados para tratar essa água, trabalho que levaria em torno de uns 3 minutos. Hoje, com o medidor ultrassônico, tudo é automático, o operador só anota os dados (altura e vasão) que já estão no visor. O que vale salientar é que se o SAAE fosse investir em um medidor ultrassônico, iria gastar mais de R$ 30 mil reais, e aqui, o investimento foi de apenas R$ 4 mil reais. Olha a economia, e funcionando com uma eficiência perfeita”.

Segundo Eduardo, a próxima etapa é fazer com que esses dados que são fornecidos pelo medidor ultrassônico comunique-se com um computador, transmitindo para um banco de dados, onde tudo será registrado automaticamente. O prazo para que esse link aconteça será de seis meses. “Hoje o SAAE-Pirapora possui um medidor ultrassônico, trabalho de uma equipe, e devo citar aqui os amigos que fizeram parte desse projeto, o diretor Esmeraldo Pereira, o gerente administrativo João Cita, o gerente operacional, Marcelo Barnabé de Freitas, o estagiário do curso de engenharia de controle de automação, Matheus Alves Silveira, o oficial especializado eletricista, Marcelo Lacerda, o chefe do setor de operação e manutenção, Marcelo Mainart e o amigo engenheiro de controle de automação,Chandson Willian Cardoso Almeida”, contou o eletrotécnico.

O diretor geral, Esmeraldo Pereira falou sobre a importância da realização do congresso, uma vez que os temas são atuais e extremamente importantes. “Vale salientar que em 2017 éramos os anfitriões desse evento e hoje estamos aqui em Itabirito, tendo a felicidade de participar de mais um congresso na área de saneamento. É importante a nossa participação, uma vez que a troca de experiência e o conhecimento adquirido ao longo de todo o evento entre diretores servidores e expositores são de grande valia para o nosso dia a dia.

E esse ano, a nossa participação foi ainda mais importante, pois viemos com a responsabilidade de apresentar o projeto criado pela nossa equipe técnica, que é o projeto ultrassônico. Haja vista que o equipamento foi desenvolvido com tecnologia própria, com baixo custo, e com o objetivo de automatizar e facilitar as informações no que diz respeito à parte de vazão de água. Uma vez que não só o SAAE-Pirapora poderá usufruir dessa inovação, mas outras autarquias. Principalmente para os SAAE’s, que não possuem uma situação financeira favorável para custear um equipamento novo”, explicou Esmeraldo.

Durante os três dias de evento, além de mesas redondas, minicursos, feira de tecnologias e visitas técnicas, o público teve a oportunidade de visitar os 25 stands das empresas que participaram do evento, apresentando soluções inovadoras na área de saneamento.

O próximo congresso, já está agendando para o mês de novembro de 2019, e será na cidade de Itaúna, Minas Gerais.