Saae Pirapora participa do 7º congresso mineiro de saneamento básico na cidade de Itabirito

Publicado em: 27 de novembro de 2018

Um dos desafios de um gestor está em medir a eficiência no setor público, e foi pensando nesse propósito que o 7º Congresso Mineiro de Serviços Municipais de Saneamento Básico, optou como tema principal deste ano falar sobre a “Gestão Pública Eficiente”. O evento foi realizado pelo SAAE de Itabirito, em parceria com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), e aconteceu entre os dias 21,22 e 23 de novembro, na cidade de Itabirito/MG.

Na abertura do evento os convidados assistiram a uma apresentação do coral “Canarinhos de Itabirito”, que apresentou várias canções populares. Na sequencia o público ouviu a palestra magna de abertura apresentada pelo Diretor Presidente do SAAE de Itabirito e Presidente da ASSEMAE, Wagner José Silva Melillo, onde explanou sobre a importância e a diferença entre as palavras eficiência e eficácia. “Para que possamos continuar prestando um bom serviço através de nossas autarquias é necessário que sejamos competentes em todas as áreas que atuamos, ou seja, eficientes na área técnica, no relacionamento com os nossos clientes, que antes chamávamos de usuários e hoje eles passaram a ter todos os direitos de consumidor, temos que nos capacitar, mesmo porque, sem as tecnologias a gente não consegue alcançar esses níveis de eficiência e de eficácia.

É preciso que prestemos muita atenção nas iniciativas privadas, pois elas estão de olho aí para pegar o controle do saneamento no Brasil. E eu tenho certeza de que o saneamento público é a melhor opção para o Brasil. Temos que ser proativos, temos que ser audaciosos. Mas aí você ouve, ahh, mas a minha autarquia não consegue realizar um empréstimo, hora, vamos estudar uma possibilidade, vamos fazer além daquilo que fazemos em nosso dia a dia e vamos em frente”, disse Melillo.

Entre as autarquias presentes estavam os representantes dos municípios de Mariana, Manhuaçu, Francisco Sá, Buritizeiro, Itaúna, Lassance, Três Pontas, Lambari, entre outros. Representando o SAAE Pirapora estava o diretor geral Esmeraldo Pereira, a assessora de comunicação Onilda Santos, Técnico eletricista Eduardo Fontes, o oficial especializado eletricista Marcelo Lacerda e o chefe do setor de operação e manutenção Marcelo Mainart. A equipe técnica do SAAE Pirapora ficou responsável no segundo dia do evento em apresentar o projeto inovador que é o “Sistema de Medição de Vazão CalhaParshall 9”, criado pelo servidor Eduardo Fontes. Projeto este que depois de apresentado, recebeu vários elogios e até convites para a possibilidade de instalar medidores ultrassônicos em outras autarquias.