Secretaria de Educação promove projeto Consciência Negra

Publicado em: 26 de novembro de 2018
Publicado por: Migração do Site

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Educação realizou várias atividades com os alunos das escolas e creches na semana dedicada a Consciência Negra. No dia 23 de novembro aconteceu na Escola Municipal Professora Maria Coeli Ribas Andrade e Silva a I Manifestação Cultural da Educação em Tempo Integral.

Dentre as atividades trabalhadas, o maternal II da Tia Claudete na Creche do Cícero Passos fez uma exposição com o tema: ‘Menina Bonita do Laço de Fita’, como também as crianças do maternal I, da tia Simone e do berçário da Tia Lara e Maria se divertiram muito com as atividades externas, brincadeiras e uma grande maquete contando a história da África. “É uma data muito importante, trabalhamos com o tema: Cultura Afro-brasileira, suas belezas e riquezas”, informou a diretora da creche, Rosane Martins Veloso.

A diretora da creche do bairro São Geraldo, Francine Gonçalves Fonseca explicou que foi preparado uma programação especial sobre a cultura afro-brasileira desde a primeira infância. Na ocasião teve apresentação musical, exposições e brincadeiras para as crianças de zero a quatro anos. A tia Clécia do Maternal I disse que as crianças gostaram muito das atividades.

A Escola Municipal Professora Maria Coeli Ribas Andrade também promoveu a valorização da cultura afro-brasileira e uma Manifestação Cultural da Educação em Tempo Integral.

A diretora da escola, Mônica Christyna Rodrigues, que promoveu o evento junto com a coordenadora Cristiane, ressaltou a importância das pessoas se sentirem valorizadas pelo que elas são independente da sua cor de pele. “Hoje realizamos um manifesto, onde os alunos apresentaram várias danças culturais como o xaxado, baião, frevo, forró e o carimbó. Agradeço a presença da secretária de Educação Mara Bianca, Isabel Cristina (especialista pedagógica) e Andréia Durães (analista da educação integral), e todos que contribuíram para o sucesso do nosso evento”, disse a diretora.

Para a secretária de Educação, Mara Bianca, “é uma honra participar desse momento festivo. Educar para a igualdade social é fundamental, e também reconhecer as diferenças. Desde cedo as crianças devem conhecer diferentes realidades e compreender que a experiência social no mundo é muito maior do que a nossa experiência local. Todas as escolas que participaram deste projeto estão de parabéns”, destacou a secretária municipal de Educação.