Prefeita por um dia

Publicado em: 26 de novembro de 2018

Na última quinta-feira (22/11), a prefeitura foi visitada pela jovem Taylane Oliveira Moura de Sousa, que é assistida pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para conhecer a sede da administração municipal e debater sobre o papel das mulheres na política e nos espaços institucionais. Este momento faz parte das atividades da certificação para o Selo UNICEF, que este ano aborda as eleições e presença das mulheres neste meio.

A agenda da “prefeita Taylane” começou em reunião com a prefeita Marcella e as secretárias Heloisa Gribel (Família e Políticas Sociais), Mara Bianca (Educação) e Maria Cândida Fiuza (Saúde). Elas atuam na administração municipal e são responsáveis pelas pastas de maior volume de atendimento à população, sendo fundamentais na gestão municipal.

“É importante entender que a prefeitura de um município tem diversos níveis de gestão e que está interligada às instancias estadual e federal. Dessa forma muitos fatores influenciam no atendimento final que nossos cidadãos recebem lá na ponta, seja um PSF ou na secretaria de saúde. É muito bom receber Talyane aqui pra fortalecer essa ponte com a comunidade, pois o acesso a informação é fundamental para que a população entenda e some no dia-a-dia da gestão municipal”, pontuou Maria Cândida Fiuza, da Secretaria Municipal de Saúde.

Em seguida, a secretária Mara Bianca citou alguns regimentos aos quais a administração está submetida: “Antes de tudo, seguimos os princípios da administração (legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade). É preciso ainda observar outras leis como a de licitações e as normas especificas de cada área do município. Sendo que a mais importante de todas é a Lei Complementar nº 101, de 2000 (Lei de responsabilidade fiscal), que institui que  todos os agentes administrativos devem utilizar os recursos exatamente para as áreas as quais eles pertencem”.

“Cada passo administrativo é muito importante para o município. Cada uma de nós aqui assumiu um compromisso com essa administração, com a prefeita Marcella e principalmente com o povo de Pirapora. Na SEFAM, os programas precisam funcionar bem, pois são fundamentais para o atendimento à população. Como a prefeita Marcella assinou o compromisso com o selo UNICEF, temos a oportunidade de realizar ações como a reativação do NUCA, exigência do selo, que proporciona atividades como esta visita e outras formas de aproximação com a comunidade”, enfatizou a secretaria Heloisa Gribel.

A prefeita Marcella ficou encantada com a postura e acolhimento de Taylane às questões da administração: “Foi interessante como ela tinha uma visão de fora do funcionamento da prefeitura e hoje pode compreender todos os aspectos da gestão municipal. Que bom que a nova geração está se envolvendo cada vez mais no funcionamento da política e dos espaços administrativos”.

Após a reunião, Talyane conversou com o secretario de governo, Sinvaldo Alves Pereira que enfatizou a necessidade de muita diplomacia e articulação para manter as secretarias integradas. No momento estava presente também a diretora de tributação e fiscalização, Dra. Fernanda Porto, que atua na arrecadação municipal, uma área muito importante também. A “prefeita Taylane” ainda visitou os setores da sede da prefeitura cumprimentando os servidores para entender um pouco do que cada departamento atende.

Em seguida, ela foi com a prefeita Marcella e o secretário Ildemar Cordeiro na obra do asfalto do bairro Industrial. Pra finalizar o dia de prefeita, Taylane participou da solenidade de formatura do PROERD, onde recebeu da prefeita Marcella a incumbência do discurso oficial: “Foi um dia maravilhoso e de muito aprendizado. Eu nunca tinha entrado na prefeitura de Pirapora e hoje pude conhecer a fundo como funciona  a administração municipal. Na formatura do PROERD, pude ainda ressaltar como o acesso a informação foi e é tão importante na minha vida. E também como eu desejo um futuro de muitas realizações pra cada criança e adolescente aqui do município”, finalizou.