A força do Bolsa Família em Pirapora

Publicado em: 20 de novembro de 2018

Em Pirapora, há 4.713 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Essas famílias equivalem, aproximadamente, a 22,86% da população total do município, e inclui 657 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM).Somente em agosto de 2018, foram transferidos R$ 761.245,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 161,52 por família.

A cobertura do programa é de 116,57% em relação à estimativa de famílias pobres no município. “Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município já alcançou a meta de atendimento do programa. O foco da gestão da prefeita Marcella, agora, vai ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido”, explicou a secretária municipal Heloísa Alves de Almeida Gribel.

A qualidade dos dados cadastrais aumenta a possibilidade de que todas as famílias pobres e extremamente pobres do Município sejam beneficiárias do Programa. Periodicamente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) convoca as famílias beneficiárias do PBF para atualizarem seus cadastros nos processos de Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral.

A Prefeitura de Pirapora alerta acerca da importância de as famílias manterem seus dados atualizados. Em cada um desses processos, as famílias são organizadas em grupos, com prazos diferenciados para a atualização cadastral. A listagem pode ser acessada online no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (http://www.mds.gov.br/mds-sigpbf-web/).

Mais informações:

CRAS Cidade Jardim: 38.3740.6056