Prefeitura de Pirapora mantém pagamento em dia

Publicado em: 9 de novembro de 2018

Assim como em dezenas de outras cidades do Norte de Minas, a Prefeitura de Pirapora, nos últimos dias, decretou Calamidade Financeira, em decorrência da falta de repasse de recursos do Governo de Minas. Prova disso, é que no mês de outubro, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) atendendo a solicitação dos municípios da região, entrou com uma ação judicial contra o Estado de Minas. A dívida estadual com estas cidades, ultrapassa 145 milhões de reais.

Mesmo com todas as dificuldades, causadas pela inadimplência do Governo do Estado, a Prefeitura de Pirapora tem se desdobrado para cumprir os seus compromissos, em especial, com os servidores municipais. Nesta sexta-feira (09/11) foi efetuado o pagamento da folha de outubro, dos servidores efetivos, antecipando a previsão de pagamento, que era para a partir do dia 15 de novembro.

Nos últimos dias, os prefeitos de cidades do Norte de Minas acamparam em frente ao Palácio da Liberdade para serem recebidos pelo governador Fernando Pimentel e conseguir a garantia do repasse dos recursos o mais rápido possível. Cidades de porte e arrecadação maiores que Pirapora ainda não têm previsão para o pagamento dos seus servidores.

Nesta sexta-feira, a prefeita Marcella Fonseca, o procurador-geral, Dr. Raul Ulysses, o secretário de Administração e Finanças, Darci Maia, e o deputado estadual Gil Pereira estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG) em Belo Horizonte, para relatar o agravamento dos problemas desencadeados com a inadimplência do governo estadual. A dívida total com o município de Pirapora já atingiu R$ 23.632.354,89.

Preocupada com a situação, a prefeita Marcella Fonseca revelou que, graças a uma reserva financeira, que desde o início de sua gestão vem tendo o cuidado de manter, foi possível efetuar os pagamentos dos servidores efetivos. "Com a nossa equipe, fizemos as projeções financeiras e graças a isso, conseguimos gerenciar de maneira preventiva. Temos feito investimentos altos na infraestrutura da cidade, na saúde e manutenção de programas fundamentais para a nossa população. Para a nossa gestão, os salários em dia têm prioridade, mesmo com esse arrocho financeiro que tem dificultado muito o desenvolvimento do nosso trabalho. Por isso estamos buscando incansavelmente soluções". Enfatizou a prefeita.