Soluções para o turismo: evento traz novas abordagens e propostas para a região

Publicado em: 22 de outubro de 2018
Publicado por: Migração do Site

Na última sexta-feira (19/10) Pirapora sediou, no Centro de Convenções, o 1º Encontro de Empreendedorismo em Ecoturismo. Dezenas de pessoas estiveram presentes, entre eles artistas, artesãos e empresários dos ramos de hotelaria, comércio e prestação de serviços.

O evento, que contou com o apoio e incentivo da Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) e da Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura (SEJUC), buscou oportunizar e discutir soluções para o desenvolvimento turístico na região, sobretudo o ecoturismo. Para isso, foram convidados para compartilhar conhecimento e experiências profissionais bem sucedidos, como Antônio Gonçalves (Ticorico) fundador do projeto Pedal Verde e Rogério Pereira Alves, diretor de turismo da cidade sul mato-grossense de Bonito, a qual é um dos pontos turísticos mais visitados no país.

Trilhas, belezas e histórias

Em sua apresentação, Ticorico contou sobre a sua trajetória como empresário no turismo. Ele explicou em que que consiste o projeto Pedal Verde, iniciativa esta que busca promover experiências únicas para os seus clientes. O Pedal Verde é um serviço completo, que conta com trilhas projetadas para ciclistas, em locais com belezas naturais, proporcionando aventura e conforto, por meio de um planejamento muito bem feito pelo staff da empresa.

Ticorico ainda ressaltou que Pirapora e Buritizeiro têm um potencial muito grande para este tipo de serviço. De acordo com o especialista, os recursos naturais presentes na região, como o Rio São Francisco, as cachoeiras e as trilhas, são as características perfeitas para o investimento em esportes radicais. Além disso, Ticorico ainda sugeriu a elaboração de um formato turístico, baseado nas histórias e lendas ribeirinhas, tão marcantes na região.

Fazer do limão, uma limonada

Diretor de turismo da cidade Bonito, Rogério Pereira Alves compartilhou a história de sucesso da sua cidade. O município que nas décadas de 1980 e 90 registrava altos índices de homicídios, por causa da ineficiência na segurança pública e por estar próximo da fronteira com o Paraguai, se transformou nos últimos 20 anos, ao fortalecer o seu ecoturismo, valorizando suas paisagens naturais, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Atualmente, Bonito é o principal polo ecoturístico do Brasil, com milhares de espécies de plantas e animais aquáticos, muito encontrados, nos concorridos mergulhos em águas cristalinas.

Em sua mensagem, Rogério Pereira reforçou que independente das dificuldades, para alcançar uma transformação no turismo da região, é fundamental a participação não só do Poder Público e da iniciativa privada, mas também de toda a comunidade. O palestrante enfatizou que com a união desse tripé, "o limão pode virar uma limonada".

Reativar o ponto de partida

O presidente da EMUTUR, Orlando Pereira disse que o evento pode se tornar um ponto de partida, para um novo rumo para o turismo em Pirapora. "Ao apoiarmos este evento, nosso objetivo era reativar em todos um novo olhar para as nossas riquezas e recursos naturais. Infelizmente, as longas estiagens têm prejudicado o Rio São Francisco e dificultado as nossas atividades turísticas, mas cabe a todos, nos reinventarmos e buscar novas soluções para esse nosso potencial. Agradeço aos parceiros do evento e aos empresários, comerciantes e cidadãos que estiveram presentes e demonstraram boa vontade em ouvir essas experiências que vão agregar muito para os piraporenses". Frisou Orlando Pereira.