Pirapora realiza dia D contra o câncer de mama

Publicado em: 11 de outubro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora está realizando durante o mês de outubro a Campanha Outubro Rosa, um alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No dia 04, aconteceu o lançamento oficial com o dia D, no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira.

Uma dessas pacientes que tratou recentemente pelo SUS, a funcionária da Sesau, Elizangela Gonçalves dos Santos deu um depoimento emocionante, agradecida a Deus por ter descoberto a doença a tempo. “Eu busquei forças em Deus, em seis amigas que estiveram junto comigo o tempo todo, e tenho muito a agradecer ao Dr. Ricardo Alcântara por seus cuidados”, relatou.

A abertura do evento foi abrilhantado pela apresentação artística do Ballet & Cia, da coreógrafa, Cintia Winders. Isadora Bandeira da Mota dançou o Cisne Branco e o Cisne Negro; representando “a vida e a morte”.

Também foi realizada uma palestra com o mastologista de Montes Claros, Ricardo Alcântara, com o tema: “câncer de mama, detecção precoce ao tratamento”. O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, por não ter uma causa única pode surgir por conta de vários fatores, como os genéticos, hereditários, externos e a idade.

“O diagnóstico precoce permite o tratamento mais adequado com cirurgia, sem a necessidade de internação prolongada, uso maior de quimioterapia, perda de cabelo; além da possibilidade de minimizar os efeitos, a partir do tratamento mais adequado”, explicou o médico.

O secretário de Governo da Prefeitura de Pirapora, que esteve representando a prefeita, Marcella Fonseca, explicou que já está em discussão a descentralização dos Centros de Oncologia e a possibilidade de implementar a oncologia clínica em Pirapora, “nosso objetivo é fortalecer o hospital municipal e os hospitais regionais, melhorar a rede de atenção a Saúde da Mulher, o ambulatório de ginecologia e o programa de intervenção precoce”, destacou o secretário.

Presentes no lançamento, além dos citados, a coordenadora do setor oncológico da Prefeitura, Shirley Ferreira; representando a Saúde da Mulher, Sabrina Rocha de Oliveira; a secretária municipal de Saúde, Maria Cândida Fiúza; representando o Gerente Regional de Saúde, Luiz Gustavo, Giovana Gonçalves; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Kênia Barros, a Secretária da Família e Políticas Sociais, Heloisa Gribel; a coordenadora da Atenção Primária a Saúde, Joice Costa; a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Cirlei Lopes dos Reis; representando o Conselho Municipal de Saúde, Ariadna Almeida e representando a Câmara Municipal de Pirapora, o vereador Éder Danilo. O evento contou com sorteio de brindes de comerciantes locais.