SESAU promoveu caminhada de prevenção ao suicídio e valorização à vida

Publicado em: 9 de outubro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde Mental promoveu uma caminhada pelas ruas de Pirapora, com o objetivo de lembrar as pessoas a conversar mais sobre o suicídio. Provocar o fim da própria vida está entre as causas principais de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.

“A nossa ideia foi chamar a atenção para o problema, queremos fazer com que as pessoas conversem mais sobre o suicídio. Os números são altíssimos no Brasil e no mundo. Falar sobre suicídio não é só falar de morte, mas de vida. É preciso valorizar a vida acima de tudo”, destacou a coordenadora da Saúde Mental, Venância Dantas.

Para o assessor financeiro da Sesau, Valdson José de Resende é preciso levar mais informações as pessoas sobre o tema, “ações de prevenção são necessárias e levar conhecimento para toda a comunidade é fundamental”, relatou.

A secretaria de saúde, Maria Cândida Fiúza informou que é preciso prevenir o comportamento suicida,   "esse comportamento normalmente surge como consequência de uma doença psicológica não tratada, como é o caso da depressão severa, síndrome do estresse pós-traumático ou esquizofrenia, sendo uma causa de morte que mata mais do que o câncer. A cada 45 minutos morre uma pessoa por suicídio no Brasil", alertou a secretária de saúde de Pirapora.

Durante todo o mês de setembro aconteceram várias ações na Sesau nos Caps e também nas unidades de saúde com abordagem do tema para os usuários. Estas ações buscaram conscientizar a comunidade para os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar pessoas com transtornos mentais para o tratamento adequado.