Sesau Pirapora promove ações de prevenção ao suicídio

Publicado em: 9 de outubro de 2018
Publicado por: Migração do Site

“Alertar as famílias sobre a possibilidade do suicídio”é um assunto que ganhou grande destaque durante o mês de setembro na Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora.

Entre os fatores de risco para o suicídio estão os transtornos mentais, como depressão, alcoolismo e esquizofrenia. Além de questões sociodemográficas e psicológicas; como o isolamento social, a discriminação por causa de raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião e situação social que resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano.

Durante a semana, aconteceu no Caps infantil apresentação de vídeo sobre o tema de prevenção ao suicídio, discussão com os participantes e comentários feitos pela assistente social e psicóloga. Também foi realizada uma dinâmica com balão e bambolê, com o tema: “todos precisam de ajuda para encarar os diversos momentos”.

A coordenação de Saúde Mental promoveu uma palestra motivacional para capacitação dos funcionários dos Caps no Centro de Educação Permanente em Saúde de Pirapora. No Centro de Apoio Psicossocial – adulto foi feita uma reunião para orientação dos usuários, com palestras sobre o tema, além de confecção e exposição de cartazes.

De acordo com dados do Ministério de Saúde, em relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa que fica atrás das mortes por enforcamento, que atinge 60% do total. Os dados atualizados fazem parte da Agenda Estratégica de Prevenção ao Suicídio, lançada no ano passado para atingir a meta da Organização Mundial de Saúde de redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020.