Pirapora e as eleições 2018

Publicado em: 17 de setembro de 2018

Promovido pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Pirapora, em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM), a palestra “Eleitor do Futuro” reuniu grande público na tarde desta quinta-feira, 13, no Centro de Convenções. O ato, segundo informou a coordenadora do Núcleo, Ana Paula, proporcionou uma reflexão acercado papel do cidadão. “Foi um sucesso. Teremos outras palestras com o foco de promover o protagonismo dos nossos jovens e de como podemos mudar – para melhor – a realidade do Brasil através do voto. Além de sensibilizar, é claro, aos adolescentes sobre a importância do alistamento eleitoral e participação consciente e crítica deles”.

A palestra foi ministrada pela chefe do cartório eleitoral de Pirapora, Vivian Alves Nunes. Ela afirmou ter ficado surpresa com a quantidade do povo e garantiu que só assim – com a participação efetiva de jovens e adolescentes – é possível cumprir papel inerente à construção de um diálogo efetivo de melhoria do futuro do país, do estado e do município.

“Eu trabalho junto a uma equipe que organiza as eleições em Pirapora. Desse modo, esse espaço é muito importante para discutirmos política. Votar é a arte de exercer a democracia e inclusão e todos vocês aqui hoje já fazem parte de um capítulo importante a na história política de Pirapora”, afirmou Nunes. Ela explicou a legislação eleitoral e pontuou peculiaridades do sistema das eleições na cidade.

A secretária da Família, Heloísa Gribel, garantiu que o voto, por ser secreto e pessoal, é uma “garantia constitucional que deve ser usada. Sabemos que a maioria do eleitorado nacional se encontra descrente com a classe política. Mas temos que usar o voto como processo democrático de escolha para melhorarmos a política em nosso meio. Tão somente por isso, aqui estamos, em parceria com o poder judiciário eleitoral da nossa cidade para provocarmos, juntos, um espaço de discussão coerente e fundamental à discussão da boa político”.

Durante o evento, a justiça eleitoral disponibilizou, no Centro de Convenções, urnas eletrônicas com biometria para o público ir treinando as votações e o uso do voto.