Setor de humanização e acolhimento da Oncologia Municipal recebe novo mobiliário e divulga parcerias

Publicado em: 6 de setembro de 2018

Há um ano foi criada dentro da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, a proposta de um setor de humanização e acolhimento para pacientes oncológicos.

Segundo a coordenadora do projeto de Oncologia Municipal, Shirley Ferreira Silva, “em Pirapora são 500 pacientes cadastrados. Em média, são atendidos em torno de 10 pacientes por dia. Agradecemos a Prefeitura de Pirapora e a Secretaria de Saúde pela reforma recente no mobiliário do setor de Apoio aos pacientes oncológicos. Sobre as ações, após o acolhimento do paciente e da família, acontece a orientação psicológica. Nós também orientamos sobre os direitos do tratamento via SUS. O tratamento é feito via TFD, 90% é feito em Montes Claros e 10% em Belo Horizonte. Além de orientar e acolher o setor realiza visitas e acompanha o paciente e família”, explicou Shirley.

A secretária de saúde, Maria Cândida Fiúza informou que a Sesau tem parcerias com casas de apoio. “A Associação Presente é uma delas, recebe os pacientes e acompanha o processo de radioterapia. A Casa de Apoio dá todo o suporte enquanto o paciente está lá, como estadia, transporte, alimentação, enfermeiro e outros complementos. A respeito dos exames, algumas biopsias são feitas no município e outras em Montes Claros. Qualquer pessoa que conhece alguém que necessite de orientação a respeito do câncer deve procurar imediatamente o Setor de Oncologia Municipal”, informou a Secretária de Saúde.