Campanha de Vacinação continua neste sábado em Pirapora

Publicado em: 30 de agosto de 2018
Publicado por: Migração do Site

Os postos de vacinação das unidades de saúde de Pirapora, estarão abertos no próximo sábado, dia (01/09), onde haverá mais um dia "D" de vacinação, das 8h às 16 horas. A campanha irá auxiliar pais, mães e responsáveis que não conseguiram um tempo durante a semana para levar os filhos para se vacinar.

"Lembrando que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é muito importante para proteger a vida. Amanhã estaremos com a equipe de saúde em todas as creches municipais e Cemeis de Pirapora às 16h, peço aos pais que compareçam com a caderneta da criança", lembrou a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiúza.

A coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros disse que tem trabalhado com todas as estratégias possíveis. "Estamos verificando quem ainda falta vacinar, já vacinamos em torno de 2 mil e duzentas crianças. Para atingir a cobertura, até sábado precisamos vacinar em torno de 700 crianças. Se a pessoa quiser vacinar em outro bairro, a vacina não é negada. É necessário ressaltar também que tivemos um problema da leitura dos dados no sistema do Ministério de Saúde, que outros municípios passaram, mas já foi solucionado consolidando as atividades que foram realizadas na cidade. A sensibilização quanto a vacinação é essencial. A Sesau mobilizou junto com a Semed para que não fique nenhuma criança sem vacinar, inclusive há uma premissa do Conselho Tutelar; se as mães não levar os seus filhos, a gente chama o conselho para que não haja a disseminação da doença e risco de calamidade pública. Amanhã estaremos em 11 locais (Creches e Cemeis) para levar a vacinação", destacou Joice.

Para a enfermeira Sabrina Gitirana, "São doenças que há muito tempo não faziam mais parte da nossa realidade. O Sarampo, no Brasil por exemplo, recebeu o certificado da erradicação da doença em 2016. Só que a doença está voltando, como também a Febre Amarela. Precisamos melhorar essa cobertura e aumentar a adesão. Pirapora já atingiu 74%, mas precisamos atingir 95%. Ressalto que Ministério da Saúde está garantindo a terceira dose da vacina do sarampo. Lembrando que os adultos podem procurar a unidade no dia de rotina para verificação vacinal e se vacinar também", informou a enfermeira.