Vigilância Sanitária participa de Workshop em BH

Publicado em: 21 de agosto de 2018

A Vigilância Sanitária de Pirapora (VISA), por meio da coordenadora Ana Paula Neri e equipe, estiveram participando do Workshop “A Vigilância Sanitária e os Entes Federados: Responsabilidades Compartilhadas”, realizado entre os dias 7 e 8 de agosto, em Belo Horizonte.

Pirapora foi escolhida entre as cinco cidades do estado para apresentar a experiência exitosa:‘Vigilância Sanitária e inclusão produtiva agroindustrial de Pirapora: um novo modelo de sustentabilidade’. Em parceria com a Emater-MG, a VISA desenvolveu em Pirapora, a inclusão produtiva da agricultura familiar com relação a agroindústria.

“A inclusão produtiva de acordo com a RDC 49 (resolução da diretoria colegiada) da Anvisa é uma simplificação da habilitação sanitária para agroindústria, EES (Empreendimentos de Economia Solidária) e MEI (Microempreendedores Individuais), de encontro à aplicação do principio da equidade do SUS; igual para os iguais e desigual para os desiguais. Tudo isso com menos burocracia e exigências sanitárias para pequenos produtores do campo e da cidade”, destacou Ana Paula Neri de Azevedo Mariz, Engenheira de Alimentos-Fiscal sanitário e referência técnica da Área de Alimentos.

Na oportunidade, também foi apresentado um modelo de sustentabilidade, onde a VISA – Municipal e EMATER-MG em trabalho conjunto com outros órgãos conseguiram através de responsabilidade compartilhada, habilitarem a agroindústria e ainda mostrar um norte, de que forma elas iriam se sustentar.

“Dentro da parceria, a Vigilância Sanitária de Pirapora entrou com o controle de risco sanitário, conscientização, treinamento e orientação dos agricultores. A Emater na mediação com os agricultores familiares,treinamentos,gestão de negócio,ação social estruturação física e indicação de recursos. Hoje, temos 11 agroindústrias habilitadas no município de Pirapora, com cerca de 26 famílias envolvidas”, relatou Emanuel Adaskvicius, fiscal sanitário (Visa).

Estiveram no evento, além dos citados acima; Luiz Gustavo de Castro Massa, diretor regional da GRS de Pirapora; Carla Denise Gomes, coordenadora de Vigilância Sanitária do Estado, Evandro Moreira Barbosa, coordenador da Área de Alimentos da MicroPirapora , ainda, representantes da ANVISA e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, RilkeNovato Públio (superintendente de Vigilância Sanitária /Ses-mg), Ângela Ferreira Vieira (diretora da Vigilância de Alimentos do Estado), Artur Sousa (representando a Anvisa), representante do COSEMS e Ministério Público e Dr.Grégory Carvalho do Ministério da Saúde.