Prefeita Marcella Fonseca visita Estação Meteorológica em Pirapora

Publicado em: 21 de agosto de 2018

Na tarde da última quinta-feira, (16/08), a Prefeita Municipal Marcella Fonseca, visitou a nova estação meteorológica de Pirapora. Acompanhada do secretário de Governo, Sinvaldo Alves, do coordenador de Defesa Civil, Jair Gomes e do diretor do SAAE, Esmeraldo Pereira.

A instalação da estação foi uma iniciativa da Defesa Civil em parceria com o SAAE que cedeu um espaço na Estação de Tratamento de Água (ETA 2). Essa implantação não teve custo para o município, pois o Ministério da Integração Nacional cedeu recursos e equipe para executar o trabalho.

O coordenador de Defesa Civil, Jair Gomes, explica a modernização tecnológica da estação: “Antigamente era necessário quase um quarteirão para executar as atividades, que essa estação faz hoje com menos de dois metros quadrados. Ela funciona através de energia solar e tem como objetivo medir os índices de precipitações. Os dados são processados e enviados para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Atualmente somente 36 cidades em Minas Gerais, possuem estação metrológica” finaliza Jair.

Segundo o diretor do SAAE-Pirapora, a instalação dessa estação é um esforço conjunto da CEMADEN, da Defesa Civil, do SAAE e da prefeita do município e, tem um impacto muito importante no dia a dia da população, principalmente nos dias chuvosos. “Sabemos que em alguns bairros a drenagem não é muito eficiente, ano passado tivemos inundações em pontos específicos da cidade. Em Pirapora chove pouco, mas quando a chuva cai vem de forma intensa. Portanto, agora podemos acompanhar de perto as previsões meteorológicas, em tempo real. Essa estação nos dará condições de analisarmos os volumes pluviométricos e, através desses dados, o SAAE juntamente com a Defesa Civil poderá estudar soluções para os alagamentos e melhorias na drenagem pluvial”, observou Esmeraldo Pereira.

Para a prefeita Marcella, a ações da Defesa Civil para prevenir e preparar o município para situações de risco são fundamentais e contam com seu apoio e priorização. “Temos a felicidade de ter uma Defesa Civil municipal atuante, que prioriza a segurança da nossa população. Nós olhamos com rigor todas as circunstâncias que podem causar riscos. Mas, peço ajuda aos piraporenses, principalmente nessa época de chuva, para não descartarem lixo nas ruas ou lotes vagos, para evitar a obstrução da drenagem das águas pluviais”, finaliza a prefeita.