Estudantes da rede municipal tem merenda de qualidade

Publicado em: 17 de agosto de 2018

O ano de 2018 trouxe diversas mudanças nas cantinas das unidades de ensino de Pirapora. A empresa vencedora da licitação de terceirização do serviço das merendas começou os trabalhos e logo trouxe uma cara nova para os setores.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação fez um grande esforço para manter o modelo de autogestão da merenda. Mas, a secretaria enfrentou muitas dificuldades estruturais, impossibilidade de reforçar o quadro de agentes operacionais e condições difíceis de segurança do trabalho.

“Nos empenhamos durante o ano inteiro para entregar a melhor merenda possível a nossas crianças. Realizamos um estudo completo e o diagnóstico mostrou que não seria possível continuar com a autogestão. Só então procuramos, a contratação de uma empresa especializada para gerenciar todo o processo da merenda, por meio de licitação”, informa a secretária municipal de educação, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso.

Controle de qualidade

Um ponto forte da prestação de serviços é a formação das merendeiras e o controle de qualidade por meio de coleta de amostras. Em fevereiro e ao longo do semestre a Sunny Alimentação e Serviços Eireli realizou as adequações do ambiente físico conforme determinações da ANVISA e treinamento com as novas funcionárias, que são contratadas diretamente pela empresa.

A nutricionista Gisele Almeida, representante da empresa e responsável pela operação da merenda escolar, fiscaliza todo processo, executa a capacitação semestral de boas práticas de alimentação, com as cozinheiras escolares, ressaltando a segurança alimentar e a importância da merenda para desenvolvimento do aluno.

“As unidades escolares, também contam com a supervisão diária das nutricionistas Brenda Taimara e Larissa Palma. O trabalho é para assegurar o controle de qualidade na manipulação dos alimentos, do armazenamento das amostras, da aceitabilidade dos alunos e do controle higiênico. Garantindo o fornecimento da alimentação segura, saudável e com qualidade”, explica Gisele.

Famílias satisfeitas

Nas escolas e creches o horário da merenda tem sido um momento esperado pelas crianças. A mãe Ariadna Santos conta que sua filha está muito satisfeita com as refeições servidas na Escola Municipal Rui Barbosa. “Antes eu mandava o lanche da minha filha de casa, hoje ela até chega contando que repetiu a merenda e que tinha frutas e verduras. Fico satisfeita porque, além da Stella se sentir bem eu ainda economizo”.

A filha também elogiou. “Gosto muito da merenda aqui da escola. Tem coisas diferentes e é saudável. O lanche é importante e aqui é muito gostoso”, completa a aluna Stella Ediane Santos Cardoso.

Na última semana, a prefeita fez questão de visitar a Escola Maria Josefina e no Núcleo da Educação Integral – Industrial, para acompanhar como a SEMED está lidando com principalmente com o gerenciamento da merenda. Marcella afirma: “Fico encantada toda vez que visito as unidades de ensino, tanto com as crianças quanto com servidores que se dedicam a fazer o melhor para nossas crianças”.

“A prefeita pôde ver de perto o cuidado que as diretoras e as merendeiras tem para servir uma alimentação balanceada para nossas crianças. Toda rede municipal está sendo atendida com os mesmos critérios. Estamos felizes por poder implantar um sistema que favorece, acima de tudo, o bem estar dos nossos alunos”, reafirma a secretária municipal de educação, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso.