Campanha reforçou o combate às hepatites virais

Publicado em: 15 de agosto de 2018
Publicado por: Migração do Site

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de prevenção às hepatites virais. Ter esse período dedicado ao tema é uma forma de reforçar a procura pela testagem nos postos de atendimento e imunização por meio da vacina.

O Centro de Promoção à Saúde de Pirapora e microrregião (CPS), trabalhou a sensibilização nos sete municípios (Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Ponto Chique, Ibiaí, Santa Fé de Minas) com palestras e equipes itinerantes realizando a testagem e aconselhamento. O psicólogo e coordenador do Centro de Promoção à Saúde, Luiz Henrique Cunha, reforça que esta é uma campanha perene: “De julho a julho precisamos falar sobre hepatites. Por ser uma doença silenciosa, só procurando os postos de atendimento para a testagem é que o paciente terá o diagnóstico completo, a partir de um teste simples por meio da coleta de sangue”.

 

I SEMINÁRIO MICRORREGIONAL DE HEPATITES VIRAIS

Com a reestruturação do protocolo de tratamento, é necessário atualizar os médicos e enfermeiros para os procedimentos de diagnóstico e formas de encaminhamento dos pacientes. Assim, o seminário foi cuidadosamente preparado pela nossa equipe para repassar essa atualização aos profissionais da rede na nossa microrregião.

Desde 2015, os protocolos de tratamento das hepatites virais evoluíram muito. Assim, esse novo cenário proporciona um taxa de cura de até 95% nos pacientes. “Com as novas tecnologias, hoje temos medicamentos que atuam melhor no organismo dos pacientes. Qualquer pessoa que for diagnosticada, independentemente do nível de lesão no fígado, pode ser tratada com grande chance de cura”, informa Luiz Henrique Cunha.

O Ministério da Saúde estabeleceu como meta erradicar as hepatites virais até 2030 e instituiu novas formas terapêuticas além de ampliar o diagnóstico equipando as Unidades Básicas de Saúde para o teste rápido. Além disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento está de prontidão para receber o público. O CTA também atuam de forma volante, levando a testagem e aconselhamento às praças, presidio, centro de menores, mercados e outros lugares onde o público esteja.

O médico infectologista, Luciano Freitas, explica o histórico de evolução terapêutica das hepatites: “Há menos de uma década, o tratamento da hepatite durava cerca de dois anos e tinha menos de 50% de chance de cura. Atualmente, com os novos medicamentos, o paciente é tratado por um período de 3 a 6 meses com chance de cura de até 95%, ingerindo apenas comprimidos com pouquíssimos efeitos colaterais. Esse protocolo beneficia qualquer paciente diagnosticado com a doença. Todo encaminhamento é feito pelos médicos a partir da confirmação do diagnóstico. Após o cadastro o medicamento é enviado direto do ministério da saúde e a pessoa é acompanhada pela sua unidade básica de saúde e pelo Centro de Tratamento de Doenças infecciosas”.

A ampliação do acesso dos municípios também facilitou a possibilidade de tratamento. Pois, todo município que seguir corretamente os protocolos do Ministério da Saúde, receberá na Gerencia Regional de Saúde os medicamentos e pode distribuir à população. “A GRS é o local onde o paciente com diagnóstico confirmado deve procurar para, mediante apresentação da documentação, fazer seu cadastro e conseguir os medicamentos pelo SUS”, informa Giovana Gonçalves Pereira, Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da GRS.

Giovana orienta ainda também, que quem está fora de Pirapora, que é a sede da microrregião, pode procurar orientação e encaminhamento na unidade da Farmácia de Todos do seu município.

Além disso, a referência técnica da GRS, Fernanda Rabelo, informa que a Gerência espera o aumento na procura devido a ampliação da testagem de hepatites: “Esperamos que a partir de setembro possamos receber os suprimentos necessário para distribuir à todas as unidades básicas de saúde. Além disso, os profissionais dessas unidades já foram capacitados para realização da testagem e aconselhamento”.

 

RODA DE CONVERSA COM PROFISSIONAIS

Outro público que recebeu orientações quanto a prevenção das hepatites foram os profissionais da estética, beleza e modificações corporais (barbeiros, manicures, cabelereiras, tatuadores). Todos os estabelecimentos cadastrados pela Vigilância em Saúde foram convidados e uma boa parte deles compareceram ao evento. Na Roda de Conversa foi abordado, principalmente, ações de cuidado sobre hepatites, biossegurança e fluxograma de acidentes biológicos.

Emanuel Adasqueviscus é enfermeiro da Vigilância Sanitária e acompanha diversos estabelecimentos do município. Ele enfatiza a importância da biossegurança no dia-a-dia desses profissionais: “O ponto chave é o uso do material de proteção individual, para segurança do profissional e seus clientes. É levar a saúde para todos de verdade, cuidando de si também. O alerta fica também para os modos de prevenção à contaminação de doenças virais”.

Em breve será distribuída uma Nota Técnica realizada pela Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde, voltada pera este público. “Esse documento terá as principais orientações quanto ao recolhimento e descarte dos materiais passiveis de contaminação que são utilizados nestes estabelecimentos. Mas é importante frisar que hoje essas orientações foram passadas para os profissionais aqui na roda de conversa. Todos os estabelecimentos devem se atentar a esses hábitos de cuidado, dos menores aos mais equipados, mesmo que minimizando custos mas sempre cumprindo com a biossegurança”, reforça Emanuel.

Quem também recebeu as orientações de biossegurança foram os profissionais da odontologia da rede municipal. “No atendimento odontológico também existe exposição ao risco de contaminação. Por isso dedicamos um tempo para conversar também com estes profissionais sobre a atitudes de biossegurança e os protocolos de acidente biológico. Além disso, por atender um grande público na cidade, eles nos ajudam a propagar as informação quanto a prevenção e tratamento das hepatites virais”, ressalta o Luis Henrique Cunha.

 

Sensibilização necessária

Todos os setores públicos e privados fazem parte desta campanha. Pois, a hepatite pode estar em qualquer pessoa. Luiz Henrique Cunha, reafirma a disponibilidade do Centro de testagem e Aconselhamento durante todo o ano e convida as pessoas a procurarem as unidades de saúde para o teste de hepatites. O coordenador agradece ainda a contribuição de todos os setores que se engajaram nesta campanha.

Joice Quadros, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Pirapora, conta que “a Atenção Primária à Saúde participou dos eventos alusivos ao julho amarelo desde a divulgação através do trabalho dos agentes comunitários de saúde até a concretização do evento. Enfermeiros, médicos, dentistas e profissionais do território que trabalham de perto com salões de beleza, estética e estúdios de tatuagem”.

“Sabemos como ações preventivas podem salvar agravos da doença e que a identificação precoce pode garantir melhor resultado no tratamento do usuário. Por isso focamos em expandir a identificação da doença para prevenção da transmissão, conforme determina o Ministério da Saúde. Agradecemos todas as equipes que se empenharam a ao púbico que abraçou essa campanha. Com certeza vamos colher bons resultados ao longo de todo ano.”, finaliza a secretária municipal de saúde, Maria Cândida Fiuza.