Pirapora recebe apresentação do Programa Mexa-se

Publicado em: 13 de agosto de 2018

Saber como anda a saúde da população é o passo fundamental para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência de doenças. Com o objetivo de melhorar a saúde preventiva em Pirapora, na última quinta-feira (09), foi realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde, a apresentação do Programa Mexa-se: Hábitos de Vida Saudável.

O professor Dr. Jaime Tolentino Miranda Neto, coordenador do programa em 14 municípios, garantiu que 4.135 pessoas já saíram da depressão por meio do Mexa-se. Além de outros benefícios, ele contou que recentemente o Mexa-se foi reconhecido pelo American College of Sports Medicine, um evento mundial promovido pelos Estados Unidos que reúne o mundo todo para discutir a saúde. Também já foi apresentado em Taiwan e Singapura.

“Nosso objetivo é que o Mexa-se seja um programa de prioridade nacional. Estamos divulgando em vários municípios e trouxemos para ser apresentado a Pirapora a convite do Secretário de Governo, Sinvaldo Alves. São aulas gratuitas, com orientação do profissional de Educação Física, incluindo atividade aeróbica, caminhada, corrida, zumba, circuito, ginástica funcional entre outras atividades. Nós acompanhamos caso a caso o desempenho da pessoa cadastrada, além do acompanhamento nutricional e clínico, através do sistema informatizado, prestamos consultoria. É sempre importante alertar a população sobre os benefícios da atividade física que já foi comprovado cientificamente, que atua em toda a área preventiva das doenças crônicas degenerativas. Em 2019 estaremos realizando no Brasil um evento internacional para discutir o tema. Agradeço pela oportunidade e desejo contar com o apoio de todas as secretarias e profissionais da área”, ressaltou o professor.

O Secretário de Governo, Sinvaldo Alves disse que o Mexa-se é um programa de alto impacto social e importante para a qualidade de vida do cidadão. Ele informou que fará uma nova reunião com o secretário de Esportes, Juventude e Cultura, Adair Delfino, a Secretaria de Saúde e toda a equipe de saúde; Nasf, projeto Saúde Viver, vereadores e demais secretarias para discutir a possibilidade da implantação no município.

A secretária de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza, explicou que o excesso de peso pode aumentar o risco para várias doenças como a diabetes, câncer e do coração. “Estou encantada com o programa Mexa-se e a disposição para o que for preciso para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, concluiu a Secretária de Saúde.