Mais um passo para a conquista do SELO UNICEF

Publicado em: 13 de agosto de 2018

Pirapora, cidade com aproximadamente 58 mil habitantes, situada ao Norte de Minas Gerais, está em busca do SELO UNICEF e Programa Amigo da Criança. Poucos municípios conseguem a conquista desse título devido às etapas e atingimento de metas. Para cumprir mais um passo em busca do Selo, a equipe de Pirapora criou a Comissão Municipal Intersetorial de Acompanhamento e Avaliação das Ações do Selo UNICEF e Programa Prefeita Amiga da Criança – PPAC, um importante passo que requer o empenho e dedicação de servidores de cada secretaria municipal e membros da sociedade civil.

“Pensamos em criar uma Comissão bem eclética, e não apenas com funcionário público. A ideia é interagir com o povo e, para isso, é importante a participação de cidadãos não ligados à administração pública. Assim, abrimos espaço para as pastorais, associações, sindicatos e grupos de apoio para estimular a mobilização social”, esclareceu a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel.

A articuladora do SELO UNICEF em Pirapora, dra. Clarissa Lino comandou uma reunião de criação dessa comissão na semana passada. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) e teve presença dos membros que vão compor a comissão. “Estamos articulando para fortalecer as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, além de qualificar as políticasde promoção, defesa egarantia dos direitos de crianças e adolescentes, para promover a gestão por resultado e desenvolver capacidades dos gestores eequipes municipais qualificadas para trabalharem de maneira coordenada e com foco nos resultados”, disse.

O que é Selo UNICEF?

É uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes.