Fundação Hospitalar de Pirapora recebe visitantes de municípios do Noroeste e Alto Paranaíba

Publicado em: 10 de agosto de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora e a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire receberam nesta segunda-feira (06), a visita de vários municípios que compõe a região Noroeste de Minas e Alto Paranaíba.

O presidente da Fundação Hospitalar, Lúcio Flávio Coelho afirmou que a entidade está passando por um momento de crise, que é bastante comum na área da saúde em todo o país, mesmo assim, está conseguindo alavancar investimentos e ampliar parcerias e procedimentos.

“Estamos buscando emendas parlamentares, pois as dificuldades são muitas e a Fundação tem um custo fixo que não é baixo. Não podemos ficar só aguardando verbas do Estado, que já tem uma dívida enorme conosco. Estamos tomando novos rumos para atravessar a crise e não fecharmos as portas, como é o caso de outras cidades. A crise exige que alternativas sejam buscadas; corremos atrás e conseguimos alavancar em torno de R$ 2 milhões e 600 mil de emendas. Esse valor já está reservado para Pirapora, agora, vamos trabalhar para a captação de outros recursos”, ressaltou Lúcio Flávio.

Segundo a diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Inês Rosária Firme, “Patos, hoje, tem um hospital regional que atende toda a macrorregião, com a missão de trauma e urgência. Acabou que o atendimento eletivo foi ficando de lado, e Patos não tem um hospital municipal. Nós temos um prestador que é o Hospital São Lucas, com algumas restrições, por isso, esse interesse em Pirapora”, destacou a diretora de Regulação.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa Grande, Evaldo Martins que veio em comitiva, também ficou encantado, “Pirapora tem uma estrutura invejada em toda a região e queremos firmar essa parceria com a Fundação também”, salientou.

Joaquim Coelho Neto, assessor parlamentar, que veio junto à equipe técnica de saúde do Noroeste e no Alto Paranaíba para conhecer o hospital, disse que a região tem demanda. “Estou admirado com a estrutura, pois às vezes conseguimos emendas para um município e ele não consegue atender devido à falta de estrutura física. Vejo que necessitamos muito dessa estrutura de Pirapora. A partir de hoje, a Fundação terá um forte aliado”, garantiu.

De acordo com a Dra. Maria da Glória Rabelo Massa, o Hospital de Olhos está ampliando o atendimento particular, convênio e SUS, e é referência, “atendemos uma média de 80 pacientes, na manhã e tarde. No mês já foram feitos 200 atendimentos para cataratas, ou seja, 90% do tratamento da visão são realizados aqui. Estamos atendendo ao mutirão, com atendimento e cirurgias de Glaucoma, Cataratas, Estrabismos e outros serviços”, explicou a médica.

O Superintendente da Fundação Hospitalar, João Carlos disse que o trabalho é feito em parceira com a Secretaria de Saúde de Pirapora. “Estamos à disposição para oferecer um serviço de qualidade para Pirapora e outras regiões”, garantiu.

A Secretária de Saúde, Maria Cândida ressaltou que o SUS também faz todo mês atendimento de cataratas, além de diversos outros serviços. “É sempre gratificante quando Pirapora é referência para outras cidades. Estamos prontos para recebê-los. Hoje a Secretaria de Saúde tem contrato com a Fundação e pode pactuar os serviços com outros municípios. A SESAU está à disposição e feliz com essa parceria”, afirmou.