Uma nova fase para a Feirarte

Publicado em: 11 de julho de 2018

Com o apoio da Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR), a Feirarte está com uma grande novidade. Depois de três anos sendo realizada em conjunto com o Café da Roça na Praça dos Cariris, no Centro de Pirapora, o evento, desde o último sábado (07/07), está sendo realizada no Mercado Municipal.

De acordo com a Associação Fazendo Artes de Pirapora (FEIRART), a mudança de local tem como principal objetivo atender a demanda do público que, costumeiramente, vai ao mercado nas manhãs dos sábados e procura pelos produtos artesanais da cidade. Será também uma oportunidade de proporcionar aos piraporenses e turistas um ponto cultural e artístico.

Nesse novo projeto, a EMUTUR, a Associação do Mercado, a FEIRART e o Clube Literário Tamboril formam a parceria conjunta e, futuramente, existe a intenção de oferecer gratuitamente para toda a comunidade, cursos de bordado, crochê, pintura em tecido, patchwork e aplicação em tecido.

Receptividade e bom público

No sábado, o Mercado Municipal recebeu pela primeira vez os associados e as instalações da Feirarte. Além da música ao vivo com o cantor Jander, o clima foi de muita receptividade por parte dos comerciantes do mercado, o que favoreceu ainda mais para a atratividade do bom público que prestigiou a Feirarte em seu novo local.

A programação para o próximo sábado (14/07) já está sendo preparada. A partir das 08hs, os artesãos estarão disponíveis para receber o público, que terá o ambiente animado, mais uma vez, pelo cantor Jander.

Apoio para associação

Com 14 associados, atualmente, a Associação Fazendo Artes de Pirapora surgiu em 2015, quando um grupo de artesãos que expunha seus trabalhos no Mercado Municipal e outros que desenvolviam os seus trabalhos nos próprios ateliês, decidiram fundar uma associação como meio de fortalecimento e representatividade na região. A partir daí, com o respaldo da EMUTUR, foi criado o evento nas manhãs de sábado na Praça dos Cariris.

Segundo a presidente da FEIRART, Silvana Goretti, o suporte oferecido pela EMUTUR tem sido fundamental. "Sem o apoio deles não teríamos como fazer a feira. Nos concederam as barracas que usamos e nos dão condições de realizar o evento. O apoio é grande". Revelou a presidente.