Ceps promove descentralização da testagem para a Atenção Básica

Publicado em: 29 de junho de 2018
Publicado por: Migração do Site

O Centro de Promoção à Saúde de Pirapora e microrregião (CEPS), sob a direção do psicólogo Luiz Henrique Cunha, promoveu nesta semana, a capacitação para os profissionais de saúde da Atenção Primária, habilitando-os a realizarem a testagem rápida dos usuários nas unidades de saúde de Pirapora e microrregião.

“A ampliação do teste rápido é uma importante estratégia de acesso da população ao diagnóstico precoce e, ao início do tratamento imediato, nos casos de resultado positivo”, afirma o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais da microrregião, Luiz Henrique de Souza Cunha.

A enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento, Marina Corrêa Agapito informou que o procedimento do teste rápido para o diagnóstico é uma maneira prática e segura de obter o resultado, “a partir da vontade do usuário, é realizado um cadastro e o pré-aconselhamento”. Logo em seguida é feito um pré-teste, com o pré-aconselhamento, sendo que a partir da amostra de sangue, são sanadas as principais dúvidas, ocorrendo o pós-teste em 30 minutos, com a entrega do resultado. O que é muito importante ressaltar é que a testagem é gratuita e todo o processo deve ser realizado de forma totalmente sigilosa, com apoio de equipe especializada”, informou a enfermeira. 

O farmacêutico e bioquímico do CEPS, Flávio Natalício Antônio de Souza que também é o responsável técnico do Laboratório do CTA em Pirapora, realizou a oficina de capacitação dos profissionais de saúde da microrregião. Durante a oficina, ele explicou todo o procedimento da testagem, e como proceder em casos de resultados positivos. Além disso, enfatizou a importância da escuta ativa, e da atitude ética do profissional de saúde.