Meeting de Atletismo promove inclusão em Pirapora

Publicado em: 28 de junho de 2018

Na manhã do último sábado (23/06) na Praça de Eventos da Orla Fluvial em Pirapora, foi realizado a 1ª edição do Meeting de Atletismo, fruto da parceria do curso de bacharel de Educação Física da Faculdade Funam com a Prefeitura de Pirapora, através das Secretarias de Esportes, Juventude e Cultura e Educação (SEJUC e SEMED)

De acordo com a Funam, aproximadamente, 120 acadêmicos estiveram envolvidos no auxílio e realização das provas olímpicas e paralímpicas que contaram com a participação de 250 crianças, que representaram nove escolas da região. A orla foi tomada pelos pais, professores e espectadores que juntos, somaram quase 2.000 pessoas no evento.

Nas atividades olímpicas foram disputadas corridas, salto em distância e o arremesso de peso. Os 90 alunos da APAEs de Pirapora, Várzea de Palma e Buritizeiro participaram das disputas paralímpicas que teve corrida, caminhada, saltos em distância e lançamento de pelotas. Todas as disputas foram acompanhadas por quatro árbitros da Federação Mineira de Atletismo.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal estiveram presentes no evento, prestando apoio e suporte. O SAAE de Pirapora se mostrou disponível do início ao fim, fornecendo água potável para os atletas, acadêmicos, professores, pais e espectadores.

Parceria produtiva e inclusão por meio do esporte

Buscando oportunizar também a participação das pessoas com deficiência, com práticas esportivas regulamentadas, os acadêmicos da Funam comemoraram o objetivo alcançado. "A parceria da faculdade com a Prefeitura tem sido uma grande sacada, uma vez que as partes se completam e dessa forma conseguem aliar as expertises e tornar os eventos em grandes ações de impacto regional. Parcerias como essa deveriam seguir sempre independente do posicionamento dos políticos. Isso tem feito a diferença na atual gestão".

No mesmo tom, o secretário de esportes, Aldair Delfino demonstrou muita satisfação com o que viu. "Foi uma emoção muito grande, concretizar uma oportunidade como essa para os nossos jovens atletas. Quero agradecer a todos acadêmicos e professores da Funam, por contar com a nossa secretaria e por desempenhar um trabalho como esse. As atividades paralímpicas comprovaram que estamos no caminho certo, que é potencializar o esporte para todos, almejando a inclusão social, sempre respeitando as diferenças". Finalizou o secretário.